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Rede social que paga o usuário se inspirou em loja da Apple

30 mai 2013 - 14h42
(atualizado às 14h42)
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<p>Claudio Gandelman, CEO e fundador da Teckler</p>
Claudio Gandelman, CEO e fundador da Teckler
Foto: Divulgação

Em 12 dias no ar, a rede social Teckler, que paga o usuário pelo conteúdo publicado, passou a marca de 25 mil posts - "tecks", como são chamados. O resultado superou as expectativas da companhia, diz Claudio Gandelman, CEO e fundador do site. Ao Terra, ele conta que se inspirou no modelo de negócios da App Store da Apple para criar a rede social, e afirma que acredita que pagar o usuário vai ser uma postura cada vez mais presente no que chama de Web 3.0.

"É o próximo passo, uma web mais democrática", resume Gandelman. A rede social, lançada na metade de maio, repassa 70% do valor recebido de anunciantes aos usuários, de acordo com a relevância de cada post.

"A gente começou pensando em dividir o dinheiro meio a meio (entre Teckler e usuário), mas achou que seria injusto, porque a pessoa é quem está produzindo, então ela deve ganhar uma parte maior", continua Gandelman. O percentual de 70% para o usuário e 30% para a companhia foi inspirado nos valores da Apple, que fica com a mesma proporção do valor dos aplicativos que vende na App Store, deixando o restante aos desenvolvedores.

Pagamento ao usuário

Ex-presidente da Match.com para a América Latina, Gandelman conta que começou a pensar sobre o modelo de negócios quando tentou escrever um livro mas foi avisado por um amigo que sairia muito caro contratar um ghost writer - que ouve o relato e escreve o texto. "A pessoa que quer escrever alguma coisa, o que ela faz? Ela faz um blog, mas a maioria abandona, porque não tem como ficar atualizando sempre. Então pensei em criar um lugar onde as pessoas pudessem postar conteúdo interessante - em texto, foto, áudio, vídeo -, sem atualizar 100% do tempo, e receber por isso", relata.

<p>Teckler permite que usuário compartilhe posts em outras redes e não exige login para ler conteúdos</p>
Teckler permite que usuário compartilhe posts em outras redes e não exige login para ler conteúdos
Foto: Reprodução

"Ninguém vai ficar rico (com a Teckler), mas é muito justa a gente poder remunerar o usuário, e é melhor ele publicar na Teckler e compartilhar com outras redes, que as visualizações que ele têm rendem algo", afirma. A rede social permite compartilhar os "tecks" no Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn. Os posts são abertos e podem ser lidos sem necessidade de login. Além disso, há a opção de "descurtir" um post - o botão "curtir" e possibilidade de comentar os conteúdos também estão disponíveis.

A Teckler permite que o usuário use ou não seu nome verdadeiro - no Facebook, a pessoa não pode criar um perfil anônimo nem usar um apelido ou pseudônimo como nome. O ganho vem a partir da relevância dos posts, e não a partir da quantidade de conteúdo. "A partir de R$ 0,50 o usuário começa a ganhar", detalha Gandelman.

O dinheiro vem da venda de anúncios. A Teckler montou uma rede de anunciantes com parceiros estratégicos "que precisam de conteúdo", segundo o CEO da rede social, o que inclui parceiros internacionais para até 10 milhões de impressões de anúncios. A estreia do site foi simultânea em 13 línguas e 164 países.

"Acho que a simplicidade do sistema é uma das coisas mais importantes para o usuário", opina Gandelman. No site, é possível acompanhar um extrato de quanto a pessoa vai ganhar até o momento. Em até 35 dias os resultados são auditados e o pagamento é feito, continua o criador da Teckler.

Segundo o CEO da companhia, o jeito brasileiro de ser "sem dúvida influenciou" a concepção do negócio. "Isso de querer dividir o lucro com os usuários tem muito a ver com a cabeça dos brasileiros, de não ser egoísta e querer ganhar tudo sozinho", opina, ressaltando o trabalho de sua equipe na elaboração da estratégia.

Fonte: Terra
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