2 eventos ao vivo

Rosalind Franklin, "mãe do DNA", ganha doodle do Google

25 jul 2013
07h23
atualizado às 10h23
  • separator
  • comentários

A biofísica britânica, Rosalind Franklin, pioneira da biologia molecular e considerada a "mãe do DNA" é homenageada nesta quinta-feira com o doodle do Google. O doodle celebra 93º aniversário de nascimento da pesquisadora que descobriu, após estudos, a forma helicoidal do DNA.

Foto: Reprodução

No segundo O da palavra Google aparece uma figura da cientista. O segundo G e o L foram substituídos pela estrutura helicoidal do DNA. E para finalizar, a letra E é representada por uma estrutura celular.

Rosalind Franklin também fez contribuições importantes para a compreensão das estruturas moleculares de vírus, do carvão e do grafite. Rosalind morreu de câncer de ovário em abril de 1958, com apenas 37 anos.

A cientista tornou-se talvez mais conhecida como "a mulher que não foi agraciada com o prêmio Nobel pela co-descoberta da estrutura helicoidal do DNA".

Trabalhando em Paris (1947-1950), no Laboratoire Central des Services Chimiques de L'Etat, usou a técnica da difração dos raios-X para análise de materiais cristalinos. Voltou para a Inglaterra e junto com os biofísicos do King's College Medical Research Council (1951) e com Raymond Gosling no laboratório de biofisica do britânico Maurice Wilkins iniciou a aplicação de estudos com difração do raio-X para determinação da estrutura da molécula do DNA. Este trabalho permitiu ao bioquímico norte-americano James Dewey Watson e aos britânicos Maurice Wilkins e Francis Crick o Nobel de Fisiologia/Medicina (1962), sendo ela a grande injustiçada, já que o Nobel não pode ser atribuído postumamente.

Foto: Reprodução

Os doodles do Google
O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle surgiu em 1998, quando os fundadores do Google criaram um logotipo especial para informar aos usuários do site que eles estavam participando do Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente nos Estados Unidos. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. Já foram criados mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade