PUBLICIDADE

Rosina Duarte fala de personagens que apaixonam

13 nov 2010 - 21h56
(atualizado às 23h00)
Compartilhar
Juliana Lisboa
Direto de Porto Alegre

Rosina Duarte é jonalista e subiu ao palco do TEDxPortoAlegre neste sábado para contar algumas história de vida que se cruzaram com os projetos que integra. Ela coordena a Agência Livre para Infância, Cidadania e Educação (Alice). A diferença, disse ela, é que "essa Alice não mora no País das Maravilhas, mas no da desigualdade".

TEDx discute ideias para inspirar um mundo melhor:

Um dos projetos que ela desenvolve é o jornal Boca de Rua, produzido e vendido por moradores de rua de Porto Alegre sob orientação da Alice. O periódico "dá ao leitor o privilégio de ter acesso a informações que ele não teria em outros meios, e a um pensamento crítico", afirmou Rosina.

Para falar de seu trabalho, contou sobre personagens como o Mercedes, "brilhante", morador de rua, analfabeto funcional, que participou do projeto e chegou a fazer parte de um grupo de rap. Outro exemplo citado foi o de um grupo de presidiárias que escreveu um conjunto de cartas chamado "Pombo Correio", no qual elas relatam o sentimento de alguém que está preso. Quando escreviam, "era o momento em que elas se sentiam livres", lembrou Rosina.

A palestrante também falou sobre o Boquinha de Rua, que é feito por crianças de rua. Para encerrar, Rosina citou a frase de Jean Cocteau que talvez resuma o espírito da sua paixão: "não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez."

TED e TEDx

O TED surgiu em 1984, na Califórnia - inspirado pelo arquiteto e designer gráfico Richard Saul Wurman, para quem a fusão das três disciplinas (Tecnologia, Entretenimento e Design) ajudava a dar forma ao mundo e impulsionava suas mudanças - como uma conferência anual de quatro dias reunindo ativistas, artistas, políticos e realizadores para dividir novas ideias, em palestras de no máximo 18 minutos. Em sua primeira edição, o TED demonstrou o novo computador Macintosh, a Sony apresentou o CD e o guru da inteligência artificial Marvin Minksy desenvolveu um novo e poderoso modelo da mente. Mas o sucesso não foi o esperado, e apenas seis anos depois se realizou a segunda edição. A partir daí o TED não parou mais, inclusive de crescer, gerando eventos semelhantes, embora autônomos, em diversos lugares do mundo. São os TEDx, com o mesmo espírito e formato, em palestras curtas para expor teorias, experiências e pensamentos que possam inspirar um mundo melhor. O "x" marca a independência do evento. No Brasil, já houve edições do TEDx em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Amazônia.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade