PUBLICIDADE

Secretário de Defesa americano acusa China de realizar ciberespionagem

1 jun 2013 - 02h04
Compartilhar

Em seu discurso na conferência asiática de segurança, realizada neste sábado em Cingapura, o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, acusou a China de estar envolvida em práticas de ciberespionagem, informou a imprensa local.

"O governo e militares chineses são responsáveis por várias invasões detectadas nos sistemas de informações norte-americanos", declarou Hagel durante seu discurso no encontro chamado oficialmente Diálogo de Shangri-Lá, organizado pelo Instituto Internacional de Estudos Estratégicos.

"Os Estados Unidos expressaram sua preocupação em torno da crescente ameaça que supõem os ciberataques, alguns dos quais parecem estar vinculados ao governo e ao Exército chinês", completou Hagel.

Além das acusações, o secretário de Defesa destacou as áreas de interesse comum que compartilham Washington e Pequim nesta área e qualificou como um "passo positivo" o estabelecimento de um grupo de trabalho para fomentar o diálogo sobre cibersegurança entre ambos os países.

"Estamos decididos a trabalhar mais intensamente com a China e outros sócios para estabelecer normas internacionais de comportamento responsável no ciberespaço", acrescentou Hagel.

O chefe do Pentágono fez estas declarações dias depois que um comitê civil de analistas apresentasse um relatório que denunciava que piratas informáticos chineses tiveram acesso à plantas de vários sistemas de armamento americano nos últimos meses.

O fórum de defesa citado ocorre dias antes do primeiro encontro entre o presidente americano, Barack Obama, e o chinês, Xi Jinping, que será realizado na próxima semana nos EUA.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade