0

Serviços de "internet após a morte" viram febre na web

30 jul 2009
12h33
atualizado às 15h57

Ainda não é muito comum, mas muitos já pensam no que será de seus perfis no Facebook caso venham a falecer. Uma nova onda de serviços está invadindo a rede, feitos para garantir que os internautas descansem em paz quando partirem.

» Sites guardam suas senhas para liberar após sua morte

De acordo com o site Daily Mail quem ainda está vivo já pode preparar vários detalhes para ficar mais tranquilo. Além de sites que agendam emails antecipados de aniversário, formatura ou casamento, outros funcionam como testamento online, caso do lastmessagesclub.co.uk, que permite ao usuário enviar uma última mensagem de adeus ou agradecimento, além de poder informar senhas de rede sociais ou de internet banking.

"Ele contém mensagens pessoais para minha esposa e filhos e vários detalhes de minhas contas bancárias, e-mail e perfil do Facebook" diz Simon Gilligan, que criou uma conta no site. "Fiz isso porque soube de situações onde pessoas morreram e foi difícil para os familiares obterem informações", completa em nota publicada pelo site Times Online.

Os ingleses já se preocupam com isso há muito tempo. O site alwaysberemembered.co.uk permite que um perfil do falecido seja criado, e em sua página podem ser deixados recados, velas virtuais podem ser acesas e flores online podem ser entregues. Já no gonetoosoon.org um memorial pode ser criado para os entes queridos.

Entretanto, muitos não utilizam esses sites para honrar seus mortos, e acabam fazendo do Orkut ou do Facebook seus memoriais. É normal encontrar nessas redes sociais comunidades dedicadas a pessoas que já se foram ou perfis de mortos que são inundados de mensagens para a "vida após a morte".

Geek

compartilhe

publicidade