PUBLICIDADE

Sistema em tubarões na Austrália avisa sobre risco de ataques pelo Twitter

26 dez 2013 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas australianos instalaram transmissores em mais de 320 tubarões na costa oeste do País. Os equipamentos avisam pelo Twitter banhistas e surfistas sobre o risco de ataques no mar. As informações são da Sky News.

Quando um tubarão marcado se aproxima a menos de um quilômetro da costa, ele aciona um alerta que é publicado no perfil da Surf Life Saving no Twitter, informando o tamanho e a raça do tubarão, além de sua localização aproximada. A vida útil da bateria dos transmissores é de 10 anos. Além dos alertas pelo Twitter, os equipamentos também coletarão dados científicos sobre os animais.

O projeto, no entanto, foi criticado por ambientalistas, que temem que as informações passadas pelo Twitter possam ser usadas por pescadores profissionais de tubarões. "Não vai ter nenhum benefício positivo para os freqüentadores de praia e sua segurança e, certamente, vai ter um efeito dizimador para grandes tubarões brancos ou outras espécies ameaçadas de extinção", afirmou Ross Weir, do grupo de conservação de tubarões do oeste australiano.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade