0

Sistema usa reconhecimento facial para achar rostos no Maps

Ideia é explorar como o fenômeno psicológico da pareidolia - que busca significado em padrões vagos - pode ser interpretado por uma máquina

22 mai 2013
08h56
atualizado às 08h56
  • separator
  • 0
  • comentários

O estúdio de design Onformative criou um sistema que usa um algoritmo de reconhecimento facial para encontrar rostos escondidos no Google Maps. A ideia do projeto, chamado de Google Faces, é explorar o fenômeno psicológico conhecido como "pareidolia" - que consiste na busca de significado em um estímulo vago - como a identificação do formato de um animal em uma nuvem ou de um rosto em um objeto, por exemplo. 

"Fomos levados pela ideia de explorar como o fenômeno psicológico de pareidolia poderia ser gerado por uma máquina", diz o grupo na apresentação do projeto. "Nós escrevemos um algoritmo que simula esta tendência, uma vez que constantemente procura por formas de rostos durante a iteração sobre as paisagens da Terra", diz a Onformative.

Sistema usa um algoritmo de reconhecimento facial que vasculha os mapas do Google em diferentes níveis de zoom
Sistema usa um algoritmo de reconhecimento facial que vasculha os mapas do Google em diferentes níveis de zoom
Foto: Reprodução

O software vasculha uma imagem de satélite após a outro, a fim de alimentar o algoritmo de reconhecimento facial com amostras da paisagem. O algoritmo passa sequencialmente ao longo de todo o globo e, quando termina, muda para o próximo nível de zoom e começa tudo de novo.

Segundo o grupo, os resultados encontrados pelo software, que já percorreu o mundo duas vezes, foram surpreendentes pela versatilidade. "Algumas das imagens detectadas não são utilizáveis, pois não fomos capazes de reconhecer os padrões de face, como nas imagens detectadas. Outras imagens de satélite, por outro lado, inspiram a imaginação de uma forma extraordinária, até mesmo engraçada", afirma o grupo.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade