PUBLICIDADE

Site chinês Baidu ingressa no Brasil, mas sem seu principal produto

Além de um portal de conteúdos, o Baidu oferece no país aplicativos móveis e softwares gratuitos, incluindo antivírus e navegador de internet

12 nov 2013 - 12h48
(atualizado às 12h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Baidu é o maior buscador de internet da China
Baidu é o maior buscador de internet da China
Foto: Reuters

O Baidu, maior site de buscas da China, anunciou nesta terça-feira sua chegada ao Brasil, na primeira operação da companhia nas Américas, mas ainda sem disponibilizar seu sistema de pesquisa online no país.

Em apresentação a jornalistas em São Paulo, o gerente de marketing do Baidu no Brasil, Felipe Zmoginski, afirmou que o buscador em português já existe e está em fase de testes, acrescentando que, enquanto o lançamento não é feito, a companhia vê oportunidades para apresentar outros produtos.

Além de um portal de conteúdos e serviços, o Baidu oferece no país aplicativos móveis e softwares gratuitos, incluindo antivírus e navegador de Internet. A empresa, por enquanto, tem operado no país por meio do site hao123.com.br.

O diretor-geral da Baidu no país, Yan Di, afirmou que a companhia está trabalhando para oferecer um sistema de buscas inovador "em breve". Ele evitou cravar prazos.

Segundo o executivo, o Google domina 91 por cento da buscas feitas em computadores no Brasil, ante percentual global de 70,5 por cento. "Percebemos que há espaço para entrar nesse mercado."

Ele afirmou ainda que as vendas de smartphones no país apoiarão a elevação do número de usuários de Internet e que até as Olimpíadas de 2016, a expectativa da empresa é que todos os brasileiros tenham celulares inteligentes.

Além disso, completou o executivo, os recursos movimentados em publicidade online no Brasil também deverão saltar para 4,2 bilhões de dólares em 2016, ante 2,1 bilhões de dólares em 2012.

O diretor internacional de marketing da companhia, Li Je, afirmou que o Baidu buscará efetivamente ganhar dinheiro com a operação brasileira em três a quatro anos, com a empresa aprofundado o conhecimento do mercado local nesse meio tempo. Ele não deu detalhes da previsão de faturamento.

A empresa afirma que a operação brasileira poderá servir de base para expansão pela América Latina. Fora da China, a Baidu está presente no Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Egito, Arábia Saudita e Emirados Árabes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade