PUBLICIDADE

Site de recomendação Yelp estreia no Brasil já com conteúdo local

Serviço trabalhou com uma empresa para que tivesse um banco de dados de todos os negócios que estão registrados no Brasil para alimentar a plataforma

22 ago 2013 - 07h00
(atualizado às 07h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Serviço chega ao Brasil totalmente em português
Serviço chega ao Brasil totalmente em português
Foto: Divulgação

Chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira o Yelp, site de recomendação de estabelecimentos comerciais, pontos comerciais e serviços presente em outros 22 países. Maior rede social de reviews de negócios locais do mundo, com 108 milhões de visitantes únicos mensais e mais de 42 milhões de opiniões, o serviço chega ao País totalmente em português para todas plataformas - web, Android, iOS, BlackeBerry e Windows Phone.

"Nós fizemos um trabalho muito grande antes do lançamento, para ter certeza de que este é um site muito útil para o usuário brasileiro. Isso incluiu garantir que tenha um grande número de dados, para que no lançamento já tenha informações para as pessoas usarem, e estamos trabalhando na infraestrutura do site, mudando categorias que sejam mais relevantes para o usuário brasileiro, como 'temakeria' e 'comida mineira'", afirmou ao Terra a vice-presidente de Novos Negócios do Yelp, Miriam Warren. 

A Yelp trabalhou com uma empresa terceirizada no Brasil para que tivesse um banco de dados de todos os negócios que estão registrados no Brasil para alimentar a plataforma - que no lançamento está focada principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir daí, o Yelp conta com as recomendações dos usuários para adicionarem os negócios que estão faltando, informar os estabelecimentos que não existem mais e atualizar informações que possam estar incorretas.

Mesmo que o Brasil já conte com diversos serviços de recomendação, a executiva do Yelp é otimista quanto à penetração do site no Brasil. "Nenhum deles permite que o brasileiro ache locais em sua vizinhança. Os brasileiros poderão usar o Yelp em outros países quando forem viajar, em 22 países, em português, com a mesma interface que usam em casa", disse. "Estamos bastante excitados com o mercado brasileiro por diversas razões. A cultura eclética, comida, música. O brasileiro tem muita opinião e não tem medo de compartilhar."

Investimento

O Yelp está procurando gerentes de comunidade para atuar no Brasil,  um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro. Fundado em 2004 com o objetivo de fazer com que as pessoas encontrassem negócios locais baseados na opinião de outros usuários, Miriam não considera que o serviço tenha chegado tarde no Brasil.

"Brasil é o país número 23 para a gente, e nós estivemos focados geograficamente muito na Europa e em áreas como Cingapura, Austrália e Nova Zelândia. Mas eu acho, que para nós, isso é na verdade bastante cedo. Nós investimos bastante, trabalhamos muito para chegar em um novo país. Nós não simplesmente apertamos um botão e o site começa a funcionar. Nós fazemos muita pesquisa e coleta de informações para abastecer o site antes do lançamento", afirmou. 

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade