0

Site ensina a acessar a Wikipédia dos EUA durante blecaute

18 jan 2012
12h17
atualizado às 12h20

Apesar da mensagem que aparece no fundo preto na página inicial da Wikipédia em inglês, o site não está totalmente fora do ar. O site Business Insider reuniu dicas para continuar acessando as definições da enciclopédia colaborativa.

Segredo é apertar Esc ou o botão "parar" para evitar redirecionamento de página inicial para a do protesto
Segredo é apertar Esc ou o botão "parar" para evitar redirecionamento de página inicial para a do protesto
Foto: Reprodução

A partir do iPhone ou de dispositivos móveis com Android, não é preciso nenhum "segredo". Tanto o app da Wikipédia para os smartphone da Apple e com sistema operacional, quanto a versão do site para navegadores Safari e Chrome dos telefones estão funcionando normalmente.

No iPad, por outro lado, o resultado é o mesmo que nos computadores: a página inicial normal aparece rapidamente e logo é sobreposta pela imagem do protesto contra o Sopa (Stop Online Piracy Act) e o Pipa (Protect Intelectual Property Act). O "segredo" para conseguir acessar a base de vocábulos da Wikipédia, justamente, impedir que o blecaute sobreponha o site tradicional.

O Business Insider afirma que é preciso apertar a tecla Esc antes de o redirecionamento ocorrer. Apertar o botão "parar", que impede o carregamento completo da página, também funciona. O procedimento deve ser feito a cada página nova que carrega - resultado de busca, vocábulo específico, etc. Os testes funcionaram no Chrome, no Firefox e no Safari - no Internet Explorer foi um pouco mais difícil -, e os resultados dependem da velocidade da internet.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade