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SP: palestra discute o uso das redes sociais nos protestos do País

13 ago 2013 - 10h57
(atualizado às 11h05)
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Denise Paiero,  jornalista, professora e autora da dissertação O protesto como mídia, na mídia e para a mídia: a visibilidade da reivindicação palestrou no primeiro dia do V Congresso de Crimes Eletrônicos e Formas de Proteção, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e falou sobre a importância das redes sociais durante as manifestações que ocorreram no País no mês de junho.

"As redes sociais passaram a funcionar como agregadoras e organizadoras das manifestações. Elas foram fundamentais para que as coisas acontecessem. As mídias serviram para convocar os protestos e repercutir a participação de quem estava lá. Dava a sensação de pertencimento", analisou.

Felipe Altenfelder, um dos fundadores da Mídia NINJA - Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação, movimento ligado ao Circuito Fora do Eixo também comentou o uso das redes sociais durante os protestos e aproveitou para explicar a finalidade da Mídia NINJA.

"A rede cresce no Brasil inteiro e, na hora que surgem ferramentas como o Twitter e o Facebook, resulta em um potencial de replicação bastante eficiente", analisou.

De acordo com Altenfelder, o movimento trabalha com base no desejo de elaborar as próprias narrativas sobre os fatos e tem nas redes sociais o principal meio de veiculação. Um dos resultados da proliferação via rede tem sido o surgimento de novos adeptos. "A Mídia NINJA vem sendo bastante pirateada e a gente fica muito feliz por isso", explicou.

Para ele, as redes sociais diminuíram a distância entre os manifestantes e as ruas, como no caso do Marco Civil da Internet. "Ele ficou aberto para consulta pública e é uma construção coletiva de fato. O que está sendo colocado para aprovação é um texto totalmente diferente. Nas ruas, as pessoas tiveram como debater como nunca, pesquisando na internet", assinalou.

O último dia do Congresso ocorre nesta terça, quando serão debatidos  temas como Marco Civil da Internet, anteprojeto de proteção de dados pessoais, tendências do comércio eletrônico e de transações bancárias pela rede, além da palestra sobre a relação entre seres humanos e tecnologia da professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação e diretora da New Media Developers, Martha Gabriel.

Fonte: Terra
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