1 evento ao vivo

Telebras faz acordo para aumentar banda larga na região Sul

15 ago 2013
17h32
atualizado às 17h36
  • separator
  • 0
  • comentários

As estatais Telebras e Eletrosul assinaram, nesta quinta-feira, acordo para que a Telebras possa usar a infraestrutura de telecomunicações da Eletrosul, do grupo Eletrobras, para aumentar a oferta de banda larga na região Sul do País.

A medida faz parte do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo federal, que visa acelerar a expansão da banda larga no país.

A parceria vai aumentar para 400 gigabits por segundo (Gbps) a capacidade do sistema de comunicação óptica de alta velocidade (DWDM) da Eletrosul, que atualmente possui 80 Gbps.

A rede própria da Eletrosul – backbone – a ser contemplada pelo acordo vai utilizar o sistema DWDM implantado em fibra óptica nos cabos OPGW (para-raios nas linhas de transmissão), ADSS (cabo óptico auto-sustentado) e dielétricos ao longo de 4,5 mil quilômetros, distribuídos por Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, no município de Porto Velho, em Rondônia, e em algumas regiões de São Paulo.

Segundo o presidente da Telebras, Caio Bonilha, as duas empresas farão um rateio das despesas e das receitas. "Estamos integrando comercialmente as duas operações", disse.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade