publicidade
03 de outubro de 2010 • 13h46 • atualizado às 15h23

Top ten: os 10 programas mais baixados em 10 anos de Baixaki

Site completa 10 anos e faz uma série de especiais para comemorar a data
Foto: Baixaki
 
Daniele Starck

O Baixaki nasceu há dez anos com o objetivo de oferecer download de milhares de programas, sempre testando e analisando os aplicativos para que seus usuários possam encontrar exatamente o que buscam.

Nestes dez anos de história, são mais de 2,5 milhões de downloads disponibilizados. Desse total, uma parcela de 25% corresponde ao número de downloads do Top 10 geral, ou seja, os dez programas mais baixados do site.

De 2000 para 2010, muita coisa mudou na internet. Novos aplicativos e serviços surgiram que se tornaram fenômenos e modificaram radicalmente a forma como interagimos com o mundo virtual.

Vamos conferir a lista dos programas mais populares do site e saber por que eles foram tão bem sucedidos. Além disso, vamos comparar o Top 10 geral com o semanal, observando as mudanças da internet e do site ao longo de seus dez anos de vida.

10. Adobe Reader
O Adobe Reader é uma das ferramentas mais úteis para compartilhar texto na internet. Este leitor de arquivos PDF tornou-se muito popular por ser um aplicativo de qualidade e gratuito. Ele torna possível ler arquivos, textos, livros, artigos, etc.

Com o passar do tempo, ficou cada vez mais sofisticado, permitindo até mesmo a visualização de vídeos incorporados aos documentos. Na lista semanal, ele aparece na 15ª posição. Mesmo com o surgimento de aplicativos como o Foxit PDF Reader, ele ainda é o leitor de PDF preferido dos usuários, sem sombra de dúvidas.

9. Mozilla Firefox
O Mozilla Firefox pode não ser, ainda, o navegador mais popular da internet. A maioria absoluta dos usuários têm máquinas equipadas com SO Windows, que possui o Internet Explorer.

No entanto, o navegador da Microsoft já vem instalado. Dessa forma, os usuários não precisam fazer download do aplicativo para utilizá-lo. Sendo assim, o Mozilla é, até hoje, o navegador mais baixado do site.

Sua praticidade, qualidade e constante evolução fazem dele um dos queridinhos dos usuários, mesmo que a maioria ainda utilize o Internet Explorer. O Mozilla aparece, atualmente, em 11º lugar, como programa mais baixado da semana.

8. WinRAR
Por muito tempo, o WinZip foi um dos programas mais populares para descompactar arquivos. No entanto, ele é um aplicativo pago e que só disponibilizava para download gratuito uma versão para testes.

O WinRAR, totalmente gratuito e muito eficiente, tomou seu posto rapidamente e possui um número de downloads nove vezes maior do que o do WinZip. A compactação de arquivos tornou-se algo essencial para compartilhar tudo que queremos na internet.

Com este programa, podemos enviar lotes inteiros de imagens, músicas, vídeos e textos. Além disso, o WinRAR possui alto grau de compatibilidade com arquivos de outros programas, tornando o processo rápido e descomplicado. O aplicativo figura no Top 10 semanal em sexto lugar.

7. LimeWire
Compartilhadores de arquivos sempre foram aplicativos populares e o LimeWire é um deles. Com uma interface simples, ele é muito fácil de usar e, por esse motivo, conquistou muitos usuários.

A navegação por abas e organização em biblioteca - permitindo que o usuário escolha o que deseja compartilhar - são alguns dos diferenciais deste programa. No Top semanal, o LimeWire aparece em 21º lugar. Isso porque, atualmente, o download P2P já não é mais tão popular, perdendo espaço, principalmente, para o torrent.

6. Messenger Plus!
Se o MSN Messenger é o programa mais popular do Baixaki, nada mais natural do que o principal complemento desenvolvido para ele também figurar na nossa lista. O Messenger Plus! surgiu trazendo novidades para os usuários e tornou-se um sucesso.

Enquanto o mensageiro permitia poucas personalizações, o Messenger Plus! chegou com milhares de cores e funções, renovando a utilização do MSN. Demorou um pouco até a Microsoft atualizar seu programa e dar mais opções aos seus usuários.

A facilidade de instalar novas skins, modificar cores e formatação de texto, visualizar conversas em abas e personalizar o status são apenas algumas das funções que fizeram do Messenger Plus! um dos programas mais baixados nestes 10 anos.

E se engana aquele que pensa que as inovações do MSN 2009 e 2011 Beta poderiam desbancá-lo!. No Top downloads semanal ele aparece em terceiro lugar, posição cativa por semanas e semanas a fio.

5. Avast!
O Avast! é o programa mais regular desta lista. Em dez anos de site, é o quinto colocado em número de downloads, mesma posição que ocupa atualmente. A preocupação com a segurança do sistema é um assunto superimportante para todos os usuários.

Ele é um antivírus gratuito e de qualidade e, a cada atualização, trás novas ferramentas para proteger seu computador. Sua interface é bonita, simples e totalmente em português. Por essas razões, o Avast! é, atualmente, o antivírus mais baixado do site.

4. Ares Galaxy
Continuando nosso Top 10 dos programas mais baixados do Baixaki, seguimos com o Ares Galaxy em quarto lugar (no ranking semanal, está em segundo lugar). Este popular compartilhador de arquivos figura na terceira colocação da lista semanal de downloads e a explicação é simples: praticidade e evolução.

Ao contrário de muitos aplicativos de download P2P, o Ares Galaxy está em constante atualização e oferece vários serviços em um só lugar. Enquanto o P2P perdeu um pouco de sua popularidade, o programa se reciclou, adicionando à sua interface player de vídeo, download de torrent e rádios online.

3. eMule
O terceiro lugar geral do Top 10 anos de Baixaki figura, hoje, na 18ª posição dos downloads semanais. O eMule já teve fama de distribuir vírus e demorar muito para ser atualizado.

No entanto, ele continua em evolução, sempre melhorando e consertando erros. A grande questão é que ele ainda é só um compartilhador P2P, algo que, como já citamos, perdeu muita popularidade.

Mas então por que o eMule ainda é tão popular? A resposta é a sua própria popularidade em si, pois, por ter tantos usuários, a quantidade de conteúdo encontrada no aplicativo é gigantesca. Ao procurar por arquivos para compartilhar, a busca no eMule é sempre válida sendo as chances de encontrar o que procura muito grandes.

2. AVG Anti-Virus
Se no ranking semanal o AVG foi desbancado pelo Avast! - agora aparece em 7º lugar -, no total ele ainda é imbatível. Com mais de dez milhões de downloads comparado ao terceiro colocado, o AVG é o antivírus mais popular destes dez anos de Baixaki.

O programa é gratuito e totalmente em português. Ele possui inovações como a tecnologia Zero-Day Threat, que permite que os malwares sejam reconhecidos antes mesmo que possam causar algum dano ao seu computador.

Além disso, ele está em sintonia com os usuários do Windows e suas inovações, e oferece um widget para a Área de trabalho das versões Vista e 7, evidenciando ainda mais a preocupação com a segurança de seu sistema.

1. MSN Messenger
Se um programa baixado por quase 70 milhões de vezes pode impressionar, o que dizer de mais de 260 milhões de downloads? O MSN Messenger é o campeão de do Baixaki, e com sobra!

São 268.343.433 downloads em dez anos, contando os downloads do MSN Messenger 7.5, somados às versões do Windows Live Messenger. E ele segue sempre em primeiro lugar no Top semanal, com mais que o dobro de downloads do segundo colocado.

O mensageiro instantâneo da Microsoft é o aplicativo mais popular para conversar com os amigos e manter contato, e é um item essencial no computador de qualquer usuário. Apesar de messengers como o Skype e Gtalk estarem se tornando cada vez mais populares, o MSN tornou-se um aplicativo quase inatingível em número de downloads.

Os usuários esperam ansiosamente por novas versões, e todos os artigos e imagens que saem a respeito do aplicativo são campeões de comentários. Sua nova versão, o MSN Messenger 2011 Beta 2, teve cerca de 65 mil downloads já no primeiro dia em que entrou no Baixaki.

Por ser totalmente acessível e possuir milhões de usuários, o MSN segue como líder absoluto no Top 10 de downloads, sendo o aplicativo mais popular dos dez anos de site e o preferido da maioria dos usuários.

Considerações finais
Estes programas representam 25% do total de downloads do Baixaki, somando mais de 600 milhões de cliques para baixar. Ao longo destes dez anos de vida, nossos usuários já fizeram mais de 2,5 bilhões de downloads. Isso mesmo: BILHÕES de downloads!

No começo, todos buscavam muitos jogos, aplicativos de segurança, editores de imagens e mensageiros instantâneos. Atualmente, a força das redes sociais e as possibilidades infinitas de personalização do computador ¿ principalmente do Windows - modificaram a cara da internet, e uma nova leva de programas ganhou o gosto dos usuários.

Além disso, o mundo virtual ficou muito mais interativo, com a presença de Twitter, Orkut, Facebook, YouTube, etc., onde todos podem participar com seus textos, vídeos e imagens, entrando em contato com o mundo todo através de um só clique.

O Baixaki segue analisando e buscando novos programas, para que seus usuários fiquem sempre atualizados sobre tudo que acontece no mundo dos downloads e da tecnologia, oferecendo o que há de melhor na internet para seus fiéis usuários.

Baixaki