Internet

publicidade
08 de agosto de 2012 • 18h34 • atualizado às 18h38

TV divulga vídeo de prisão do fundador do Megaupload

Imagens foram mostradas um dia após Dotcom ter declarado ter sido vítima de violência durante a ação policial
Foto: Reuters
 

A emissora de TV neozelandesa 3NEWS exibiu um vídeo com cenas do cerco feito pela polícia durante a operação que prendeu o fundador do Megaupload, Kim Dotcom, em janeiro deste ano. Conforme o site Mashable, esta é a primeira vez que o registro foi divulgado, inclusive na internet.

O vídeo mostra uma ação de estilo militar, que incluía armas semi-automáticas e pelo menos um helicóptero. Na terça-feira, Dotcom afirmou em um tribunal da Nova Zelândia que a polícia abusou da violência durante a operação, e que foi agredido pelos agentes com socos e pontapés depois que eles entraram em sua casa.

O fundador do Megaupload foi detido a pedido das autoridades norte-americanas, que pedem sua extradição para julgamento nos Estados Unidos. Mas recentemente um juiz neozelandês determinou que a operação policial para deter Dotcom era ilegal, e também questionou a legalidade das provas apresentadas ao tribunal contra a Dotcom e apreensão do FBI de dados Megaupload.

Dotcom foi preso em janeiro com outros três executivos do site de compartilhamento de arquivos em sua mansão, em uma operação liderada pelos Estados Unidos que inclui o fechamento do serviço. Autoridades americanas afirmam que o Megaupload causou perdas de US$ 500 milhões para a indústria do cinema e da música com a violação de direitos autorais, além da obtenção de um lucro de US$ 175 milhões.

O vídeo que foi ao ar na 3NEWS pode ser visto no YouTube.

Terra Terra