PUBLICIDADE

Twitpic altera Termos de Serviço e confunde usuários

12 mai 2011 - 19h31
(atualizado às 20h16)
Compartilhar

O Twitpic, o serviço de upload de imagens mais popular do Twitter, passou por maus momentos nos últimos dias. Após uma alteração em seus Termos de Serviço (TOS, na sigla em inglês), a empresa foi alvo de muitas reclamações e protestos por parte dos usuários, já que os novos TOS davam a entender que o Twitpic poderia utilizar as fotos e imagens de todos os usuários como bem entendesse, inclusive para venda.

De acordo com o site do jornal britânico The Daily Mail, os novos TOS diziam que o serviço poderia "utilizar, reproduzir e distribuir fotos sem o pagamento de direitos em qualquer tipo de mídia". Não é nem mesmo preciso dizer que os usuários do microblog não gostaram nem um pouco de saber disso.

Mais tarde, o fundador da empresa, Noah Everett, se retratou no blog oficial do serviço, afirmando ter modificado novamente os Termos de Serviço e que todo o ocorrido havia sido gerado por uma confusão dos usuários. Entretanto, os termos, que tiveram uma última atualização nesta terça-feira, continuam dando o direito ao Twitpic de utilizar as fotos dos usuários sem que seja necessário pagar qualquer direito.

Os TOS deixam claro que os usuários continuam tendo todos os direitos com relação às fotos mas que, ao subi-las para o sistema, dão ao Twitpic a permissão de utilizá-las de diversas formas, inclusive em contratos com outros serviços de mídia. O Daily Mail destaca ainda que a agência de notícias World Entertainment News Network assinou recentemente um contrato com o Twitpic para utilizar as fotos do site.

Para quem quiser conferir os TOS do Twitpic na íntegra - o que é sempre aconselhável antes de entrar em qualquer serviço da internet ¿ eles estão disponível na página do serviço e podem ser acessados pelo link goo.gl/d2X6s.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade