2 eventos ao vivo

Twitter consegue patente do sistema por trás do microblog

20 mar 2013
14h22
atualizado às 15h09
  • separator
  • comentários

O Twitter recebeu nesta terça-feira o registro da patente do que pode ser considerado o próprio Twitter. Com os fundadores Biz Stone e Jack Dorsey listados como inventores, a patente descreve um serviço de mensagens que são publicadas para uma ampla audiência, e não para um pessoa específica, e que aparecem para quem seguir o usuário que criar a publicação. As informações são do The Verge.

Foto: Getty Images
<p>Jack Dorsey</p>
Jack Dorsey
Foto: Getty Images
<p>Biz Stone</p>
Biz Stone
Foto: Getty Images

A descrição é exatamente do serviço oferecido pelo Twitter - embora as funções de mensagens privadas e menções também existam. Por outro lado, a patente - requerida em 2007 - também fala em "emitir publicamente um mensagem de update", o que é amplo o bastante para causar problemas a outros sites que permitem escrever no próprio perfil sem ter um destinatário específico.

Mas, segundo a companhia, não há intenção da parte do Twitter de processar concorrentes cujos serviços se baseiam no mesmo tipo de serviço. O microblog tem dito que só pretende usar suas patentes de modo defensivo - uma "alfinetada" a outras empresas de tecnologia, que capitaneiam enormes batalhas judiciais por propriedade intelectual - e até criou o Acordo de Patente do Inovador (Innovator's Patent Agreement, no original em inglês) no ano passado.

"Como muitas empresas, aplicamos para patentes em um monte de invenções nossas. Também pensamos muito sobre como essas patentes podem ser usadas no futuro, e é justamente por isso que introduzimos o Acordo de Patente do Inovador, para manter o controle dessas patentes nas mãos de engenheiros e designers", afirmou o microblog em nota ao The Verge.

 

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade