PUBLICIDADE

Twitter registra 2,4 mi de tweets durante apagão contra Sopa

19 jan 2012 - 10h07
(atualizado às 10h15)
Compartilhar

O Twitter divulgou que na quarta-feira do blecaute foram registrados 2,4 milhões de posts relacionados ao blecaute contra o Sopa (Stop Online Piracy Act) e o Pipa (Protect Intelectual Property Act). No apagão virtual, sites como Wikipédia e Reddit ficaram fora ar para protestar contra os projetos de lei antipirataria em discussão nos Estados Unidos.

Número foi registrado entre 0h e 16h de Nova York, e "SOPA" foi a palavra mais usada
Número foi registrado entre 0h e 16h de Nova York, e "SOPA" foi a palavra mais usada
Foto: Reprodução

O número foi medido entre 0h e 16h de Nova York (3h e 19h de Brasília), segundo o Twitter. Os termos mais usados nos posts foram SOPA, Stop SOPA, PIPA, Tell Congress (Diga ao congresso, em tradução livre) e #factswithoutwikipedia (algo como #fatossemawikipedia).

E o que significa esse volume, muito ou pouco? Em geral, o Twitter mede os "assuntos quentes" não pelo número absoluto de posts, mas pela quantidade de tweets por segundo - estatística que, segundo fontes do TechCrunch, não existe para o Sopa. Mas, baseado na página especial de retrospectiva do microblog (neste atalho http://bit.ly/zWKfQ1), o site de notícias observou que o MTV Music Awards de 2011 registrou 8.868 tweets por segundo, ou mais de 2 milhões de tweets em quatro minutos.

O Twitter, enquanto empresa de tecnologia, optou por se manifestar no dia do blecaute da mesma forma que o Facebook: a partir da mensagem de seu CEO. Dick Costolo, líder do microblog, escreveu: "Por favor, juntem-se a mim para pressionar os senadores @SenatorReid & @ChuckSchumer a não votar a favor do #Pipa".

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade