PUBLICIDADE

Vídeo em que bebê é capturado por águia é falso, revelam autores

19 dez 2012 - 16h08
(atualizado às 17h06)
Compartilhar
Exibir comentários

O vídeo em que uma águia aparece supostamente roubando um bebê e que virou hit no YouTube nesta quarta-feira é falso. O vídeo vinha causando polêmica sobre sua veracidade desde que foi publciado no YouTube. O mistério foi solucionado pela própria escola de animação responsável pelo vídeo, Centre NAD, que publicou um comunicado em seu site tranquilizando os moradores de Montreal. "Não há perigo de ser roubado por uma águia-real", diz o texto.

Autores revelaram que tanto a águia quanto o garoto foram criados em animação 3D
Autores revelaram que tanto a águia quanto o garoto foram criados em animação 3D
Foto: Reprodução

O vídeo foi produzido por Normand Archambault, Loïc Mireault e Félix Marquis-Poulin, alunos da escola em um curso de Animação 3D e Design Digital. O vídeo mostra uma águia-real capturando um menino com suas garras enquanto ele brinca em um parque, soltando-o logo em seguida. "Tanto a águia quanto o garoto foram criados em animação 3D e integrados ao filme depois", diz a escola.

O vídeo já teve mais de 2,7 milhões de visualizações em poucas horas e gerou discussão na web sobre sua veracidade. Muitas pistas davam conta de que o vídeo era falso. Em entrevista ao jornal The Montreal Gazette, de Montreal, o professor e especialista em pássaros da universidade McGill David Bird declarou que o animal que aparece no vídeo não é uma águia-real. "Eu tenho 100% de certeza de que não se trata de uma águia-real (golden eagle, como o vídeo em inglês informa). Ainda que seja um vídeo de qualidade baixa, tenho quase certeza de que é uma águia-pescadora (osprey, em inglês)", disse Bird.

Segundo Bird, esse tipo de pássaro se alimenta de peixes, e não iria caçar - ou apanhar presas em potencial - em um parque. Além disso, disse o professor, outros detalhes como a neve e outros elementos presentes atualmente na cidade não aparecem na imagem. "Para mim, parece uma águia-pesqueira dando um rasante na água (pelos movimentos)", acrescenta. Bird diz que os pássaros podem se tornar agressivos, inclusive contra humanos, mas quando se sentem ameaçados.

Algumas evidências mostravam falhas na edição. Uma delas, relatada pelo site Poynter, mostra uma discrepância nas posições da águia e na sombra do pássaro no vídeo. Outro ponto que mostraria que o vídeo é uma montagem foi revelado pelo site New Statesman: em um dos frames do vídeo, a asa direita da ave fica transparente, o que, segundo o site, poderia indicar um erro na edição.

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade