Internet

publicidade
29 de março de 2012 • 16h38

Virada Digital leva 72h de inovação e tecnologia a Paraty

Evento será lançado oficialmente nesta quinta-feira, na capital do Rio de Janeiro
Foto: Reprodução

Três dias inteiros dedicados a tecnologia, inovação e empreendedorismo. Assim será a Virada Digital, entre 11 e 13 de maio, na cidade fluminense de Paraty. A exemplo da Virada Cultural e da Virada Esportiva, o evento terá 72 horas ininterruptas de atividades para geeks e amantes de novidades no setor. O lançamento da iniciativa está marcado para esta quinta-feira, a partir de 19h30, no Circo Voador, na cidade do Rio de Janeiro.

Em maio, atrações de diversos países marcam presença na histórica Paraty, que reunirá demonstrações e experimentos nas áreas de mapeamento estético, transações financeiras via celular e criação musical por meio de softwares digitais. Inclusão social e digital também entra na lista, e compõe a programação com atrações musicais do Projeto Compacto Petrobras. Palestras conferências e oficinas completam a grade dos três dias de evento.

Entre as 70 atividades trazidas por 12 países convidados e pelo Brasil, o destaque fica para o Solar System Scope, simulador 3D interativo da Nasa, agência espacial americana. A programação ainda não está completa, mas está sendo atualizada no site do evento, viradadigital.com.br.

Quem não puder ir à cidade fluminense pode acompanhar a Virada Digital em um dos terminais interativos (hubs) nas capitais de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde haverá transmissões em tempo real. "Além disso, os conteúdos serão distribuídos gratuitamente em formato digital nos canais na internet", afirma Roberto Andrade, diretor-executivo do evento.

O time de curadores que selecionam as atrações que irão a Paraty em maio inclui o rapper e ativista social MV Bill; o sociólogo Sérgio Amadeu, ativista do Software Livre e da Inclusão Digital e membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR); a comunicadora Ivana Bentes, ativista da comunicação em rede e coordenadora do Pontão de Cultura ECO-UFRJ; a publicitária Suzana Apelbaum; a artista e escritora Martha Gabriel.

Cláudio Langone, ex-secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e atual coordenador da Câmara Meio Ambiente e Sustentabilidade da Copa 2014, também faz parque da equipe, e ajuda com a programação voltada ao tema de sustentabilidade, que ganha destaque na primeira Virada Digital. O evento terá coleta seletiva, ações para reduzir a pegada de carbono e processos para baixo consumo de água e energia, entre outras iniciativas.

A Virada Digital é uma realização da Nunui e da MPI Digital, com apoio dos governos municipais de Paraty e do Rio, da administração estadual e do governo federal.

Terra