2 eventos ao vivo

Vírus para Mac atingiu 750 mil máquinas; 6,9 mil no Brasil

27 set 2012
12h30

O cavalo de troia Flashback, malware voltado para o ataque a computadores Mac, atingiu 750 mil máquinas, sendo 6,9 mil delas no Brasil. Os números forlam divulgados nesta quinta-feira em um relatório elaborado pela fabricante de antivírus ESET, que apontou o Brasil como o segundo país mais afetado pelo vírus na América Latina, atrás apenas do México, com 18 mil vítimas.

O pico de infecção do malware aconteceu em março, quando foi descoberto que o cavalo de troia usava uma vulnerabilidade no Java para instalar-se em equipamentos com o sistema operacional OS X, da Apple. No início de maio, segundo a ESET, o último Centro de Comando e Controle utilizado pelos cibercriminosos para administrar a rede de computadores zumbis infectados pelo Flashback foi fechado.

O Flashback, que teve sua aparição primeiramente reportada em fevereiro deste ano, injetava o código malicioso nos navegadores e outras aplicações com o intuito de roubar nomes de usuários e senhas de sites como o Google, Yahoo, PayPal entre outros. Além disso, ele convertia as máquinas infectadas em equipamentos zumbis conectados a uma rede botnet.

Fonte: Terra
publicidade