9 eventos ao vivo

Wales: impacto maior da Wikipédia ainda está para acontecer

14 jan 2011
14h30
atualizado às 15h44

O impacto da Wikipédia sobre o mundo ainda não chegou ao seu auge e a enciclopédia online quer dobrar seu alcance, principalmente por meio de expansão nos países em desenvolvimento, disse o fundador da organização, Jimmy Wales

Fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, quer dobrar alcance do site nos próximos anos
Fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, quer dobrar alcance do site nos próximos anos
Foto: AP

A Wikipédia já tem 400 milhões de usuários e está entre os 10 sites mais populares do mundo. O objetivo é chegar ao bilhão de usuários por meio de expansão internacional, começando pela Índia, onde a organização planeja abrir seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos.

"A maior prioridade para nós é diversificar a base de colaboradores, tanto na Wikipédia em inglês, para a qual desejamos diversificar a espécie de pessoa que colabora, quanto em termos geográficos", disse Wales. A Wikipedia tem mais de 17 milhões de verbetes, mais de 3,5 milhões dos quais em inglês, redigidos colaborativamente por voluntários de todo o mundo. Quase todos os artigos podem ser editados por qualquer pessoa que tenha acesso ao site.

"Acredito que nosso verdadeiro impacto humanitário acontecerá nos próximos anos, ao levarmos informações a pessoas que não dispunham delas", disse Wales, que falou à Reuters em Londres, na festa em que a Wikipédia comemorou seu 10º aniversário.

Ele disse que, além do número crescente de idiomas nos quais os artigos da Wikipédia são publicados, aumentar a velocidade de acesso também é uma das prioridades. "Um dos problemas que temos hoje é que somos ocasionalmente um pouco lentos na Índia e China. Os tempos de acesso são lentos porque não temos servidores suficientes lá", disse.

Wales disse que não aceitará compromissos quanto à censura da China, país no qual a Wikipedia pode ser acessada mas não opera servidores próprios, porque se o fizesse teria de colaborar com a filtragem de seu conteúdo.

"O acesso à informação, especialmente à informação básica, é um direito humano fundamental e não aceitamos compromissos quanto a isso. É claro que eles também não aceitam compromissos", declarou. "Converso com o ministro lá, ele conversa comigo, dialogamos bastante e concordamos em discordar. Estamos progredindo, mas é uma diplomacia lenta", disse.

A Wikipédia financia suas operações principalmente via doações e tem orçamento de cerca de US$ 20 milhões por ano. Wales afirmou que a Wikipédia não tem planos para mudar sua condição de instituição não lucrativa por meio da oferta de publicidade no site. "Esse debate é sobre a forma de fazer isso certo, como explicamos o mundo de maneira mútua... então, nesse contexto, não queremos ter muito comercialismo", disse ele. "Isso é muito importante e não vejo qualquer razão para mudar isso."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade