9 eventos ao vivo

Wikipédia é fonte de fatos, mas um deserto de fotos

21 jul 2009
15h49

Alguns podem se perguntar: poderia existir uma foto ruim de Halle Berry ou George Clooney?

No artigo sobre Halle Berry, a atriz está quase irreconhecível em foto antiga e embaçada
No artigo sobre Halle Berry, a atriz está quase irreconhecível em foto antiga e embaçada
Foto: Reprodução

» Fotos históricas ganham vida nova na web
» Editor da revista Wired "plagia" Wikipédia em seu novo livro
» Wikipédia é censurada por foto de menina nua

É só visitar a Wikipédia. Lá, você vai encontrar uma foto embaçada de Berry em meados dos anos 1980, enquanto participava de uma turnê pelas tropas americanas com outras concorrentes ao título de Miss EUA. Ela está fora de foco e usando um boné de beisebol vermelho e branco - em suma, ela está quase irreconhecível. Clooney, em sua página na Wikipédia, é mostrado em Chade usando um colete cáqui e um boné da ONU. Sorrindo, ele está vigorosamente charmoso na companhia de duas mulheres que trabalham para as Nações Unidas; ainda assim, aquela não é uma foto glamorosa.

E ainda há nomes de peso como Howard Stern ou Julius Erving que sequer possuem fotografias na Wikipédia.

Em um momento que celebridades costumam contratar equipes profissionais para controlar sua imagem, a Wikipédia é o lugar onde o caos impera. Poucas fotos de alta qualidade, particularmente de celebridades, conseguem espaço nesse site. Isso porque o site trabalha apenas com a licença Creative Commons mais permissiva, que permite a qualquer um utilizar uma imagem, com ou sem propósitos comerciais, desde que o fotógrafo receba o crédito.

"Representantes ou relações públicas nos contatam" horrorizados com as fotografias do site, disse Jay Walsh, porta-voz da Wikimedia Foundation, que opera as enciclopédias Wikipédia em mais de 200 línguas. "Eles falam: 'Tenho essa imagem. Quero que você use essa imagem'. Mas a coisa não é tão simples quanto carregar uma foto que nos foi enviada por e-mail."

"Em geral", continuou, "precisamos que eles saibam que nos dar uma fotografia de Annie Leibovitz não vai dar certo a menos que Annie Leibovitz esteja de acordo com isso".

Fotografias são a falha gritante do modelo Wikipédia. Diferente dos artigos no site, os quais em teoria são melhorados, rapidamente averiguados, comentados e, em geral, incrementados com o tempo, fotografias são trabalhos estáticos criados por indivíduos. Um artigo ruim pode melhorar. Uma fotografia ruim simplesmente continua ruim.

Wikipedistas tentam compensar esse defeito organizando excursões em que grupos de colaboradores tiram fotografias de alta qualidade de edifícios ou objetos. De forma semelhante, a Wikipédia tenta ganhar a permissão de grandes coleções fotográficas para usar seu material. No último inverno americano, os Arquivos Federais da Alemanha liberaram 100 mil cópias digitais de baixa resolução sob licença que lhes permite aparecer na Wikipédia.

Recentemente, um usuário da Wikipédia, Derrick Coetzee, baixou mais de três mil fotografias de alta resolução da British National Portrait Gallery - para serem usadas, essencialmente, como os retratos de figuras históricas importantes, como Charlotte Bronte ou Charles Darwin. A galeria britânica ameaçou processar Coetzee, dizendo que apesar dos retratos pintados serem antigos e, portanto, sem proteção de direitos autorais, as fotografias são recentes, logo, protegidas. A galeria exige uma resposta até segunda-feira de Coetzee, que está sendo representado pela Eletronic Frontier Foundation. Na sexta-feira, a porta-voz da galeria, Eleanor Macnair, escreveu e-mail dizendo que "foi feito contato" com a Wikimedia Foundation e que "mantemos as esperanças de que um diálogo seja possível".

Mas nada disso levou a grandes melhorias nas imagens da Wikipédia. Sua galeria de fotos abomináveis inclui a ex-estrela da NBA George Gervin, que está de pé vestindo um terno numa imagem longa e fina demais, mesmo para um jogador de basquete. A foto de licença livre veio do gabinete do senador texano John Cornyn, que foi cortado da imagem.

Como no caso de Gervin, o governo é uma fonte privilegiada de fotos de domínio público. O presidente Barack Obama, por exemplo, parece sério e sereno no retrato oficial que está no canto superior direito de seu artigo.

Os colaboradores da Wikipédia também vasculham coleções governamentais atrás de imagens de encontros de celebridades e políticos, na esperança de obter algo para postar na página. O antigo rei do home-run Hank Aaron é mostrado em uma fotografia descontextualizada e estranhamente cortada, feita durante uma visita sua à Casa Branca de 1978. De forma semelhante, a imagem principal de Michael Jackson foi tirada em uma visita feita a Ronald e Nancy Reagan em 1984.

Fotos recentes na Wikipédia quase sempre são o trabalho de amadores que não se importam em ceder seu trabalho. Amador talvez seja uma palavra simpática demais; suas fotos tendem a ser o fruto de fãs com uma câmera. A cantora de ópera Natalie Dessay é mostrada olhando para o lado oposto durante uma sessão de autógrafos; a atriz Allison Janney aparece de óculos escuros no Festival de Filmes de Toronto. Os irmãos Coen, Joel e Ethan, são vistos a meia distância no festival de Cannes em 2001, com Ethan cobrindo sua boca, talvez por ter acabado de tossir.

Há ainda as fotos tiradas das arquibancadas, em que o sujeito mais parece uma mancha. Barry Bonds é aparentemente o jogador fora de campo de uma fotografia em sua página; David Beckham pode ser reconhecido com suas mãos na cintura durante uma partida de futebol de 1999.

Algumas celebridades, como Placido Domingo e Oliver Stone, tiveram a perspicácia de fornecer suas próprias fotografias, licenciadas e gratuitas. E considerando o dinheiro gasto por estrelas para manter sua imagem, é surpreendente o fato de outros não terem investido em fotografias de alta qualidade e licença gratuita para a Wikipédia e outros sites. Talvez eles não reconheçam a popularidade da Wikipédia. Em junho, por exemplo, o artigo de Berry teve mais de 180 mil visualizações.

Também pode ser difícil persuadir um fotógrafo talentoso a adotar tal perspectiva, já que uma fotografia gratuita pode substituir todas as outras, disse Jerry Avenaim, fotógrafo de celebridades. Ele é exceção por ter contribuído com cerca de uma dúzia de fotografias de baixa resolução para a Wikipédia, inclusive uma foto do ator Mark Harmon originalmente destinada ao TV Guide.

"Para mim o problema é a regra de uso público da Wikipédia", disse Avenaim. "Se eles querem realmente valorizar a imagem no site, eles provavelmente deveriam permitir que os fotógrafos mantenham o direito autoral."

Tradução: Amy Traduções

The New York Times

compartilhe

publicidade
publicidade