0

Wikipédia faz 10 anos e o desafio é conquistar credibilidade

14 jan 2011
13h25
atualizado às 15h33

Wikipédia, a enciclopédia digital do século XXI, paradigma da participação na internet e do sonho do conhecimento universal, completa 10 anos com mais de 400 milhões de usuários, 26 milhões de artigos em 271 idiomas e a conquista de ter mudado radicalmente a forma como acessamos a informação.

Jimmy Wales é o fundador da Wikipédia
Jimmy Wales é o fundador da Wikipédia
Foto: AP

Uma década de inegável sucesso na história da internet não é obstáculo para que diversas vozes qualificadas encarem a Wikipédia com receio, já que ela é alimentada e editada por colaboração coletiva.

"Wikipédia incentiva a ideia da democratização na rede, o êxito da web 2.0", declarou à Agência Efe Jorge Sierra, responsável da Wikimedia Espanha (fundação responsável pela Wikipedia), que completa afirmando que "o fato do internauta ser ao mesmo tempo leitor e criador de conteúdo é revolucionário".

Sua filosofia, explica, se baseia na que todos têm algo a colaborar e que o conhecimento não é propriedade de ninguém, mas da humanidade. Precisamente, esse fator democrático é o que faz com que o mundo acadêmico observe a Wikipedia com mais desconfiança.

Segundo Aina López, professora de Sociologia da Universidade Complutense de Madri, o conhecimento "não é uma questão democrática, mas deve ser legitimado através de controles", especialmente a informação científica. Nesta linha, um estudo do Colégio de Professores Eméritos Universitários apresentado em junho do ano passado reconhecia a utilidade da Wikipédia, apesar de concluir que "só às vezes" se mostrava confiável, pois contava com erros e falta "generalizada" de fontes confiáveis.

O estudo orienta verificar sempre os dados, uma recomendação do mundo acadêmico e do próprio responsável da Wikimedia. "Tudo que você lê na internet é preciso confirmar", assegura Sierra, ao tempo que a professora de Sociologia explica à Agência Efe que a Wikipédia pode servir como "orientação".

A Wikipédia garante que é "a maior e mais popular enciclopédia na internet gratuita, livre, poliglota e acessível" e que nasceu em inglês no dia 15 de janeiro 2001, por isso que centenas de eventos serão realizados no próximo sábado no mundo todo.

Sobre seu nascimento explica que existe "certa polêmica" sobre o pai da ideia original, embora cite Jimbo Wales como o criador do Nupedia em 2000, o ambicioso projeto inicial da enciclopédia livre baseado na participação de acadêmicos.

Devido ao lento avanço do projeto, em 2001 se criou um wiki, sistema de criação, troca e revisão de informação na web que foi inventado em 1994 com referência ao termo hawaiano "wiki wiki", que significa rápido.

Wikipédia é o termo resultante deste wiki e do sufixo grego pedia, educação, e conta atualmente com visitas de mais de 400 milhões de pessoas ao mês, está disponível em 271 idiomas e tem 26 milhões de acessos. Só a edição em inglês ocuparia cerca de 1,5 mil volumes de 500 páginas.

O site está editado por milhões de "wikipedistas", embora seu núcleo de editores, aqueles que fazem pelo menos cinco edições ao mês, somam quase 100 mil voluntários.

Depois de cumprir a primeira década, o objetivo mundial é atingir 1 bilhão de usuários em 2015, desenvolver uma nova interface que facilitará a publicação de fotos além da inauguração de um escritório na Índia.

EFE   

compartilhe

publicidade
publicidade