0

Wikipédia tem declínio de novos administradores e editores

17 jul 2012
13h07
atualizado às 13h30
  • separator

Depois de atingir seu ápice em 2007, o número de editores e administradores da Wikipédia está em declínio. De acordo com o jornal Daily Mail, a edição da enciclopédia por voluntários está em um período de declínio.

Segundo dados apresentados na Wikimania, a conferência oficial do site, o total de pessoas que realizam cinco ou mais edições na Wikipédia em inglês caiu de 50 mil para 30 mil nos últimos cinco anos. Já o número de novos administradores, que era de 30 a cada mês, passou para cinco neste ano. Para o Daily Mail, uma das razões para este declínio pode ser o cansativo processo aos quais candidatos devem passar para executar a função.

No site, os administradores são capazes de apagar mensagens, além de bloquear e proteger as páginas. Os editores, por outro lado, adicionam fontes de informação, controlam e removem vandalismo nas páginas e agem como árbitros em discussões e controversas. No mês passado, a Wikipédia atingiu 4 milhões de páginas.

"Com quatro milhões de páginas, pode haver menos editores novos, já que a página que eles queriam criar já foi feita", afirmou um porta-voz do site. "O pico de novos administradores veio entre 2005 e 2008, e foi uma tendência bastante coerente. Muitos deles têm estado conosco há muito tempo e ainda estão ativos no site", completou.

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
Fonte: Terra
publicidade