Mesmo fora do ar em protesto contra os projetos de lei antipirataria Sopa (Stop Online Piracy Act) e Pipa (Protect Intelectual Property Act), dos Estados Unidos, a versão em inglês da Wikipédia teve um número expressivo de visitantes nessa quarta-feira. Os dados são do Zscaler, que fez uma comparação entre o tráfego na enciclopédia colaborativa até o meio-dia de quarta em relação ao mesmo período no dia anterior, terça-feira.
O número de visitantes únicos na quarta-feira cresceu consideravelmente. A hipótese é de que as pessoas tenham acessado a Wikipédia por curiosidade, graças à grande divulgação da campanha e do fato de que a página estava fora do ar.
O dia do blecaute também registrou uma alta muito pequena em termos de transações, e uma queda na proporção de transações por visitante, o que comprovaria a hipótese sobre o interesse na ação contra os projetos de lei. Os números sugeririam "que mais pessoas estão visitando a Wikipédia hoje, mas só para ver a página de protesto e alguns detalhes sobre o Sopa", explicou o Zscaler em seu blog na quarta.
Wikipedia lidera blecaute contra lei antipirataria; veja sites
