Windows 8 terá recurso padrão de proteção à privacidade online

  • separator
  •  
  • comentários

A versão do sistema operacional Windows 8 liberada pela Microsoft aos fabricantes de computadores traz uma nova funcionalidade ao navegador Internet Explorer 10, chamada Do Not Track. De acordo com o CNET , o recurso foi projetado para impedir que sites da web façam rastreamento das atividades de navegação do usuário.

Recurso chamado Do Not Track, que impede que sites da web façam rastreamento das atividades de navegação do usuário, será padrão automático do IE 10 no Windows 8
Recurso chamado Do Not Track, que impede que sites da web façam rastreamento das atividades de navegação do usuário, será padrão automático do IE 10 no Windows 8
Foto: Getty Images

Outros navegadores possuem funcionalidade semelhante, mas a deixam desabilitada para que o usuário decida se quer usá-la ou não. Entretanto, o chefe de Privacidade da Microsoft, Brendon Lynch, disse que no IE 10 para Windows 8, o recurso ficará ativo como padrão. Segundo ele, uma pesquisa de consumo confirmou o apoio para esta abordagem focada na "privacidade do consumidor em primeiro lugar".

A Digital Advertising Alliance (DAA), organização que representa anunciantes nos Estados Unidos, concordou recentemente em honrar o recurso Do Not Track, desde que esse não venham habilitado como padrão no navegador da Microsoft. Para a DAA, a habilitação automática da funcionalidade seria contrária a um acordo estabelecido no início deste ano com a Casa Branca.

Entretanto, o usuário do Windows 8 terá poderá decidir se deseja ou não usar o Do Not Track. Quem fizer a configuração automática do sistema operacional terá o recurso automaticamente habilitado, já no caso de instalação personalizada, será possível optar por ligá-lo ou não. De qualquer forma, a qualquer momento o usuário poderá habilitar ou desabilitar a funcionalidade no IE 10.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade