O YouTube chegou ao marco de 1 bilhão de usuários únicos mensais acessando o site de vídeos mais popular da internet. O anúncio foi feito no blog oficial do YouTube nessa quarta-feira.
Segundo o post, o número indica que uma em cada duas pessoas na internet visita o YouTube, numa audiência mensal que equivale a quase 10 vezes a do Super Bowl (campeonado de futebl americano) nos Estados Unidos.
A postagem também aproveitou para fazer a analogia com países. Se fosse um, o site seria o terceiro maior do mundo, atrás da China e da Índia, e empatado com o Facebook, que atingiu o mesmo marco no ano passado.
Os bilionários da internet
Facebook - a rede social chegou à marca de 1 bilhão de usuários ativos mensais no terceiro trimestre do ano passado, oito anos após a criação do site.
Gangnam Style - o sucesso do sul-coreano Psy chegou a 1.000.382.639 visualizações em dezembro último, passando o anterior mais acessado, Justin Bieber. Atualmente, são 1,45 bilhões de views.
Twitter - a meta do site, em 2009, era chegar a 1 bilhão em 2013. No final do ano passado, no entanto, eram 200 milhões.
O YouTube fez sucesso instantâneo ao ser lançado por três ex-funcionários do Paypal em 2005, ganhando milhões de usuários já no primeiro ano. O Google comprou o site por US$ 1,65 bilhão em 2006. O site, que há um ano tinha 800 milhões usuários únicos por mês, agora representa para o Google um das maiores oportunidades de novas fontes de receita fora do tradicional negócio de publicidade no motor de busca.
A revista AdAge noticiou em janeiro que o Google planejava oferecer assinaturas pagas a alguns conteúdos ainda neste ano. O YouTube procurou diversos produtores de vídeo, pedindo-os que se candidatassem para criar canais pagos, disse a AdAge, acrescentando que o primeiro desses canais poderia entrar no ar até o segundo trimestre por US$ 1 a US$ 5 por mês.
Google, Facebook e Twitter: se são de graça, como ganham dinheiro?
O Google Chrome é um exemplo de produto que não é rentável: apesar de aumentar a audiência do Google, tendo seu serviço de busca como padrão, não tem uma fonte própria de receita
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Já o Gmail ganha dinheiro com publicidade, através do Google AdWords, que cria "anúncios relevantes" de acordo com o conteúdo das mensagens
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A busca do Google tem na publicidade sua maior fonte de receita, e uma das empresas mais bem sucedidades na área de publicidade online
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Muitos usuários reclamam dos anúncios que aparecem antes dos vídeos do YouTube começarem, mas são eles que garantem a gratuidade do serviço
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Apesar de ter sido comprado pelo Facebook em um negócio de US$ 1 bilhão, o Instagram é um serviço que ainda não encontrou uma forma de se tornar rentável
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Já a rede social de negócios LinkedIn reúne diversas fontes de receita. A empresa ganha dinheiro com publicidade, com assinantes de um serviço premium e com a venda de dados. Empresas e recrutadores podem pagar para ter acesso à base de dados dos usuários do serviço
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Além do software gratuito, que permite a troca de mensagens ou conversas por vídeo entre usuários do Skype, a empresa conta com recursos adicionais para assinantes. Além disso, a empresa cobra por ligações de Skype para telefone, no serviço de voz por IP
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O Tumblr, apesar de todo crescimento e sucesso, ainda não conseguiu se tornar uma empresa rentável. O serviço de blogs gera receita através de temas premium ou pelo pagamento para inclusão de alguns Tumblrs em um diretório de blogs, mas isso ainda não dá lucro para a empresa
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O Twitter ganha dinheiro através da publicidade. Empresas podem pagar para promover tweets ou Trending Topics na rede de microblogs
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Apesar de a maioria dos usuários hospedarem seus blogs gratuitamente no WordPress, o serviço oferece hospedagem para grandes marcas, um serviço premium para que usuários tenham armazenamento adicional ou domínio personalizado, além, é claro, da publicidade
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O Facebook recentemente começou a testar nos Estados Unidos uma nova forma de receita que permite que os usuários paguem para promover seus posts na rede social. Como a maioria dos serviços de internet não cobra dos usuários para serem usados, eles têm que criar uma forma de ganhar dinheiro. E essa a principal fonte de receita do Facebook e que o torna lucrativo: a publicidade. Veja na galeria como outras empresas fazem para gerar receita