O YouTube anunciou no domingo em seu blog que encerraria as atividades a partir de 1° de abril e que escolheria o melhor vídeo já postado no site. É claro, tudo era só mais uma brincadeira do Dia da Mentira do Google.
O texto no blog afirma que a criação do YouTube em 2005 era para ser um concurso para escolher o melhor vídeo da web. As inscrições - ou seja, o envio de vídeos para o site - encerrariam nesta segunda, à meia-noite, e a partir de então a página sairia do ar e uma equipe de 30 mil técnicos começaria a analisar todos os links para escolher o melhor.
O YouTube diz receber mais de 72 horas de vídeo a cada minuto - dados que não são do Dia da Mentira. De acordo com o post de hoje, os indicados do concurso serão anunciados diariamente, durante dois anos, em cerimônias de doze horas seguidas. A transmissão ao vivo do primeiro dia de anúncios entrou no ar às 13h de Brasília e pode ser vista ao vivo.
Segundo o vídeo, o YouTube vai ficar fechado até 2023, quando será revelado o vencedor. "Será uma década muito emocionante", diz Tim Liston, diretor da competição inventada.
Veja outras piadas do Google no Dia da Mentira deste ano
Como já é tradição, no 1° de abril, Dia da Mentira, o Google anunciou uma série de produtos e serviços que na verdade não existem, são apenas pegadinhas com os usuários. As brincadeiras desse ano incluem fecha o YouTube, oferecer inserção de emoticons no Google Plus e divulgar um mapa do tesouro de um pirata. Confira essas e outras piadas do gigante das buscas
Foto: Reprodução
Caça ao tesouro - Google Maps Treasure Mode é uma ferramenta do Mapas que ajuda os aventureiros a encontrar tesouros perdidos. Segundo o post que explica a funcionalidade - outra das piadas de 1° de abril do gigante das buscas -, um mapa de William 'Capitão' Kidd foi encontrado enquanto a equipe do Street View fazia expedições de mapeamento no fundo do oceano. Para acessar o mapa de tesouros, basta abrir o Mapas e selecionar 'Treasure' no canto superior direito, onde é possível mudar a visão para Satélite ou Google Earth
Foto: Reprodução
Caça ao tesouro - Os tesouros do pirata estariam enterrados em vários locais do mundo e mapeados ali. Mas o mapa está codificado com símbolos que precisam ser decifrados, explica o Google, e por isso é preciso da ajuda dos usuários. No vídeo de divulgação, o gigante de buscas explica que as localizações do mapa estão escondidas e se revelam de diferentes formas, como via quebra-cabeças
Foto: Reprodução
Caça ao tesouro - Algumas localizações dos tesouros escondidos do mapa de 1° de abril apareceriam em reações ao fogo
Foto: Reprodução
Caça ao tesouro - Reações à luz solar também fazem 'X' com local do tesouro aparecer no mapa do Capitão Kidd
Foto: Reprodução
Caça ao tesouro - Alinhar o mapa do tesouro do Google Maps Treasure Mode com a localidade real é outra forma de encontrar tesouros perdidos
Foto: Reprodução
Busca por cheiros - Google anunciou pesquisas na internet a partir de cheiros. Segundo brincadeira do Dia da Mentira, carros semelhantes aos do Street View captaram cheiros pelas ruas para criar a base de dados e identificar a busca do aroma
Foto: YouTube.com / Reprodução
Fechamento do YouTube - YouTube anunciou que a partir de meia-noite não aceita mais vídeos e que vai escolher, entre os que já estão no site, qual o melhor da web. Piada de 1° de abril afirma que levará uma década até que seja possível ver todos os vídeos e escolher o vencedor
Foto: Reprodução
Fechamento do YouTube - Indicados ao prêmio de melhor vídeo do YouTube, na brincadeira do Dia da Mentira, são anunciados ao vivo, durante 12h, em canal do próprio site de vídeos
Foto: Reprodução
Fechamento do YouTube - Segundo o vídeo da piada, uma equipe de 30 mil pessoas vai assistir todos os vídeos disponíveis no site para fazer a escolha do melhor
Foto: Reprodução
Gmail Blue - Para o Gmail, a novidade é o Gmail Blue, ou Gmail Azul em português. Em um vídeo futurista, engenheiros e designers do serviço de e-mail do Google comentam que a ideia do Gmail Blue era antiga mas 'não havia tecnologia' para viabilizá-la
Foto: Reprodução
Gmail Blue - No vídeo do Dia da Mentira, os técnicos anunciam que o grande diferencial é que o no Gmail Blue tudo é azul. 'O botão de escrever (um novo e-mail) é azul. Quando você escreve, as letras são azuis', dizem os técnicos, em tom sério. 'Tentamos várias cores', diz outra funcionária, mas o azul foi a melhor opção. 'Oceano, céu, baleias azuis. Um azul que é reminiscente da natureza, mas melhor do que o que a natureza criou', descreve outro
Foto: Reprodução
Internet ultrarrápida no poste - O Google Fiber (que realmente existe, e testa megavelocidades de conexão em algumas cidades, como Kansas City, nos Estados Unidos) criou como pegadinha de 1° de abril uma 'internet ultrarrápida no poste', ou em inglês Google Fiber Poles. O projeto seria uma extensão do Fiber e também testado em Kansas City
Foto: Reprodução
Internet ultrarrápida no poste - Segundo o vídeo de divulgação, as estações de conexão funcionariam ativadas por um QR Code único de cada usuário, e teriam sido criadas para permitir o acesso ultrarrápido mesmo quando o usuário está fora de casa. No site da brincadeira, uma das 'regras de etiqueta' sugeridas é que ninguém use a conexão mais do que duas horas seguidas se houver pessoas esperando para usar o poste.
Foto: Reprodução
Emoticons para fotos no Plus - O Google Plus não escapou das brincadeiras de 1° de abril. Segundo Erik Murphy-Chutorian, as fotos da rede social do Google agora podem ganhar um toque de expressão a mais com emoticons. Na visualização lightbox, um ícone em formato de smiley seria o responsável por inserir os emoticons na imagem. O ícone realmente está lá, mas ao clicar nada acontece
Foto: Reprodução
Reforma da casa via Street View - Na Austrália, o Street View oferece, como piada de 1° de abril, uma ferramenta para reformar a casa usando o Google. O SCHMICK, sigla em inglês para 'reforma completa da casa de modo simples com kit de conversão via internet' oferece opções como deixar a grama mais verde, colocar uma bandeira australiana no topo da casa ou inserir flamingos e cangurus no jardim
Foto: Reprodução
Visitas do espaço - O Google Analytics resolveu 'trollar' seus usuários indicando a visita de 41 pessoas a partir da estação espacial International Space Station - Control Room. O blogueiro Carl Sednaoui notou a brincadeira analisando o tráfego em seu site, e reparou que qualquer um que tenha uma conta no Analytics verá a mesma imagem no link Overview, no mapa que indica os principais locais de onde os usuários estão acessando uma página
2004 - O Google anunciou que estava contratando pessoas para trabalharem em um centro de pesquisa na Lua, o Copernicus Center. De acordo com a empresa, com uma base na Lua os engenheiros poderiam experimentar um conjunto diferente de parâmetros. "Com a criação do Copernicus Center, a missão do Google cresceu de 'organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil para 'organizar toda a informação útil no universo'", disse a companhia
Foto: Reprodução
2000 - O Google anunciou o "Mental Plex", uma tecnologia de pesquisa que lia os pensamentos do usuário e eliminava a necessidade de escrever uma palavra-chave na caixa de pesquisa. Bastava o internauta mentalizar o que procurava e fixar o olhar em um círculo. A página trazia até mesmo ilustrações mostrando a forma correta de usar o serviço. O resultado da busca, é claro, trazia uma página com resultados para "1º de abril"
Foto: Reprodução
2002 - A empresa revelou o que estava por trás do seu mecanismo de buscas. O comunicado divulgado pelo Google dizia que a velocidade e a precisão eram graças à tecnologia PigeonRank, que usa pombos para calcular o valor relativo das páginas. Os animais fariam isso mais rápido que humanos graças à sua "capacidade única de reconhecer objetos". "Os pombos são surpreendentemente hábeis em fazer julgamentos imediatos, quando confrontados com escolhas difíceis", dizia a empresa
Foto: Reprodução
2005 - O Google anunciou uma nova bebida que usa a otimização do motor de busca do Google para aumentar a inteligência de quem a consome. Isso só foi possível, segundo a empresa, graças a uma análise em tempo real do DNA do usuário, para que a bebida fizesse um ajuste nos neurotransmissores. O Google Gulp viriam em quatro sabores, cada um com um benefício diferente
Foto: Reprodução
2006 - A empresa anunciou o Google Romance, que prometia encontrar uma "alma gêmea" para o usuário usando a tecnologia "Soulmate Search". Em um comunicado, o vice-presidente do Google dizia que a missão da empresa era organizar a informação do mundo. "Em que área da vida a informação mundial está mais desorganizada que no romance?", perguntava o executivo. A brincadeira terminava quando o usuário tentava cadastrar um perfil no serviço, que indicava que tudo não passava de umabrincadeira
Foto: Reprodução
2007 - O Google mudou a página inicial do Gmail para anunciar o "Gmail Paper", que iria imprimir qualquer email que o usuário quisesse e entregá-lo via correio. O serviço seria gratuito, pois viria com "propagandas discretas e relevantes" impressas em vermelho, negrito e fonte 36 na parte de trás da folha (mas "sem pop-ups e animações em flash, já que isso é impossível no papel"). Para os ambientalistas, o Google avisava: o papel era feito de escarro pós-consumo de soja orgânca
Foto: Reprodução
2007 - No mesmo ano, o Google anunciou o TiSP (Toilet Internet Service Provider), um serviço de banda larga que usaria a rede de esgoto para fornecer internet de alta velocidade pelo vaso sanitário. O TiSP forneceria ainda uma "análise dos seus hábitos alimentares e predisposições genéticas, juntamente com recomendações para uma vida mais saudável", graças às "informações" que fossem dadas ao sanitário. O comunicado para imprensa citava inclusive o cofundador do Google Lary Page
Foto: Reprodução
2008 - O Google anunciou na Austrália o Google gDay, que faria buscas em páginas na web 24 horas antes delas serem criadas. De acordo com o comunicado de imprensa, a tecnologia do gDay criaria "um modelo sofisticado de como será a internet 24 horas depois". Além disso, usando análise de regressão da linguagem, o Google pode prever textos de blogs e das colunas de jornal de amanhã". É uma pena que somente sites australianos estavam incluidos na versão Beta. E que era mentira
Foto: Reprodução
2008 - O Gmail Custom Time prometia enviar emails para o passado. Para usá-lo, o usuário escolhia o momento do passado que gostaria de ter enviado a mensagem, que apareceria com essa data na caixa de entrada do destinatário. Porém cada usuário poderia mandar 10 emails por ano, já que permitir mais do que dez emails pré-datados por ano iria levar as pessoas a perderem a fé na exatidão do tempo, o que torna o recurso inútil", dizia o Google
Foto: Reprodução
2008 - O projeto Virgle prometia a criação de um "assentamento humano" no planeta vermelho. "Alguns povos estão chamando Virgle de 'Arca de Noé' interplanetária", disse o presidente da Virgin, empresa parceira no projeto, em um comunicado de imprensa (falso, é claro) à época. O projeto previa a primeira viagem guiada a Marte em 2016, a fundação de Virgle City em 2050 e a formação de uma sociedade em 2108. Um questionário selecionava os candidatos para a missão
Foto: Reprodução
2008 - Um novo recurso do Calendar, o Google Wake Up Kit, foi anunciado para quem não consegue acordar cedo. As notificações do Calendar para acordar pela manhã envolviam primeiramente uma mensagem SMS. Se o SMS falhasse, o Google usaria meios cada vez mais irritantes, como um balde de tamanho industrial conectado ao encanamento da sua casa ou um dispositivo que faz a cama sacudir
Foto: Reprodução
2009 - O Google percebeu que há uma óbvia desconexão entre a vida real (em três dimensões) e a navegação na web (em apenas duas). Por isso, "lançou" uma versão do Chrome em 3D. A mentira tinha de tudo: link para download do browser com a tecnologia e um tutorial de como montar o óculos 3D (aquele com lentes azul e vermelha). A empresa afirmou à época ter desenvolvido uma tecnologia que adapta qualquer site a um formato 3D, mas no dia seguinte desmentiu a história em seu blog ficial
Foto: Reprodução
2009 - O Google, preocupado com a comunicação cada vez mais rápida e que impede que as pessoas leiam e respondam todos os seus emails, lançou o Gmail Autopilot, que responderia emails em um sistema de piloto automático. Mas o que aconteceria se remetente e destinatário estivessem com o recurso ativado? De acordo com o site, "duas contas do Gmail podem conversar alegremente uma com a outra por até três mensagens cada uma"
Foto: Reprodução
2010 - Depois que a cidade americana de Topeka mudou seu nome para Google em busca da banda larga rápida da empresa, em 1º de abril o Google anunciou que mudaria seu nome para Topeka, em uma homenagem à cidade que estava na disputa pela fibra óptica. A informação foi assinada por Eric Schmidt, CEO do Google (ou Topeka Inc?). Infelizmente, Topeka (a cidade, não o Google) não levou essa. Quase um ano depois, o Google anunciou Kansas City para testar a rede de banda larga
Foto: Reprodução
2010 - Gostaria de entender o que seu cão ou o seu gato estão pensando? Um novo aplicativo para Android lançado pela empresa, o Google Translate For Animals, queria encorajar "uma maior interação e entendimento entre animais e humanos". O aplicativo traduzia o que os animais "falavam" para o inglês, somente (mas o Google estava trabalhando nisso). Um aviso no site comunicava que o "Google não se responsabiliza se você ficar ofendido ou decepcionado com o que o seu animal disser"
Foto: Reprodução
2011 - No aniversário de seis anos do seu e-mail gratuito, o Gmail, o Google anunciou um novo e importante recurso para o serviço: controle via movimentos corporais, o Gmail Motion. A ferramenta permitira que o usuário, munido de uma webcam, respondesse a e-mails, entre outras ações, somente com o reconhecimento de seus movimentos corporais. O "novo recurso" foi anunciado com um vídeo bem humorado
Foto: Reprodução
2011 - Já na parte de buscas, o Google anunciou que todas as pesquisas com o termo "Helvetica" iriam aparecer com a fonte Comic Sans, para o desespero de muitos designers. A busca por Comic Sans também aparece em Comic Sans. De fato, a fonte é uma das preferidas dos webmasters do Google, que lançaram a extensão "Comic Sans For Everyone", que permite ao usuário ver todos os sites no navegador Chrome com a temida fonte infantil
Foto: Reprodução
2011 - Outro anúncio do Google no 1º de abril de 2011 é a vaga de "autocompletador" de buscas, com cargo em Mountain View. "Todos os dias, as pessoas digitam mais de 1 bilhão de buscas no Google e esperam que o Google preveja o que elas procuram. Para isso funcionar, precisamos da sua ajuda", dizia o Google no anúncio da oportunidade - mentirosa - de trabalho
Foto: Reprodução
2011 - Além disso, o Google criou uma pegadinha especialmente para o Brasil: a empresa anunciou que lançaria um novo acessório compatível com o Orkut, chamado Earkut. O "gadget" era uma espécie de brinco futurista que ficaria preso ao ouvido do internauta. Quando alguém acessar seu perfil no Orkut, o Earkut recebe um sinal, esquentando o ouvido do usuário
Foto: Reprodução
2011 - Outra pegadinha foi a comemoração dos "100 anos de existência" do YouTube, com os 5 principais "vídeos virais" de 1911. Lembra do Keyboard Cat?, Pois então, o avô dele tocava trombone, você sabia?
Foto: Reprodução
2012 - O Google afirmou que começaria a vender coleções de DVD com os vídeos postados no YouTube para que as pessoas tivessem acesso ao "YouTube offline". Pela brincadeira, o usuário precisaria contratar o serviço, recebendo em casa toneladas de caixas com coleções de todos os vídeos do YouTube desde a sua criação. Além disso, as opções de curtir ou não curtir um vídeo com o polegar para cima ou para baixo serão substituidos por cartas
Foto: Reprodução
2012 - A companhia propôs ainda que o usuário mandasse e-mail usando o código Morse. Na piada, um parente distante de Morse, o criador do código, é quem fazia a proposta para que o Gmail adotasse a técnica. Assim, na tela do smartphone apareceriam somente pontos e traços. O número de combinações equivaleria a uma letra determinada
Foto: Reprodução
2012 - O Google criou também a barra de cereal Google Fiber, que traria fibras para os atletas que utilizam as ferramentas da companhia como o Earth e o Maps para percorrer trilhas. Esse nome, na verdade, se refere ao serviço de internet de alta velocidade por fibra óptica que a companhia testa nos Estados Unidos