Internet 10 anos
Anos 60: a origem militar
 
Terra
A rede mundial foi criada a partir de um projeto militar norte-americano
A rede mundial foi criada a partir de um projeto militar norte-americano
Veja também:
Saiba mais
» Introdução
» Anos 60: a origem militar
» Anos 90: o desenvolvimento da internet no Brasil
» Anos 00: empresas virtuais, Nasdaq e a Bolha
» MP3, vídeo e cinema
» Educação na internet
» Notícias na Internet sobressaem com multimídias
» Comunidades facilitam identificação de públicos
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A Internet comercial tem 10 anos no Brasil, mas já existe há mais de 20. A rede mundial foi criada a partir de um projeto militar norte-americano. Nos anos 60, no auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu desenvolver uma rede de computadores que não pudesse ser destruída por bombardeios e que conseguisse ligar pontos considerados estratégicos para o país, como bases militares e centros de pesquisa e tecnologia.

A idéia era montar uma rede sem um comando central, ou seja, um sistema no qual todos os pontos (os nós da rede) tivessem a mesma importância e por onde os dados fossem transmitidos em qualquer sentido (sem uma ordem definida). Estava delineada a ARPAnet, o projeto realizado pela Agência de Projetos de Pesquisa Avançada (Advanced Research Projects Agency) do governo dos EUA.

Em 1970, a rede interligava quatro universidades norte-americanas. Quatro anos depois, o número de instituições participantes subiu para 40. A troca de mensagens e de arquivos já era uma realidade. No mesmo ano, foi criada a Telenet, o primeiro serviço comercial de acesso à rede dos Estados Unidos.

O nome Internet começou a ser usado apenas em 1982. Em 1983, foi estabelecido o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), a linguagem comum usada por todos os computadores conectados à rede até hoje. No entanto, a Internet ainda não funcionava como atualmente. Foi só em 1991 que foi criado o sistema de hipertexto World Wide Web (www), o que facilitou a navegação pela rede. Hoje seria impensável navegar sem o sistema www.
 

Redação Terra