Terra
Portal Terra e como tudo começou
 
Terra
Em 1º de dezembro de 1996 foi lançado o portal e provedor de internet ZAZ
Em 1º de dezembro de 1996 foi lançado o portal e provedor de internet ZAZ
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Em 1988, Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto criaram em Porto Alegre a Nutec, empresa de software com filiais em São Paulo e nos EUA. Surgia, nesta oportunidade, o embrião que deu origem ao Portal Terra, atualmente a empresa líder da internet brasileira.

Após anos investindo no mercado de TI e automação comercial, o contato com universidades americanas abriu uma nova porta à Nutec: a internet. Com o objetivo de oferecer serviços de web aos brasileiros, foi criada em 1995 a Nutecnet, cujo primeiro produto foi um sistema de correio eletrônico.

Com uma equipe pequena, a Nutecnet uniu-se ao grupo de mídia RBS e investiu em um projeto: criar um canal interativo na web. Sandra Pecis e Silvia de Jesus, da Nutecnet de Porto Alegre, criaram o pré-projeto que recebeu a colaboração do pessoal da RBS e da Nutecnet de São Paulo. Em 1º de dezembro de 1996 foi lançado o portal e provedor de internet ZAZ, com o slogan: Zaz - O seu canal na internet.

Pioneiro, ágil e criativo, o Zaz reuniu, nove anos atrás, produtos que hoje são atuais e campeões de audiência, como o Almas Gêmeas, serviço de busca, Cartões, Chat, Cidade Virtual (hoje chamado Guia de Cidades), Compras e Vestibular. Além disso, criou o primeiro serviço de webcasting no Brasil, que oferecia notícias de veículos de comunicação como O Globo, Agência Estado, IstoÉ, IDG, Zero Hora, Correio Braziliense e Diário do Grande ABC.

Entre as curiosidades, estavam a primeira "cyber novela" brasileira, intitulada A Gente ainda nem Começou, a primeira história em quadrinhos de ficção-científica, a Cybercomix, e o Carona, onde o internauta podia combinar viagens - serviço que atualmente faz sucesso entre os universitários de todo o mundo.

Em menos de um ano, o Zaz tornou-se referencial no mercado. Marcelo Lacerda foi apontado pela revista Business Week como um dos 20 principais empreendedores da América Latina e pelo Wall Street Journal como o "Bill Gates Brasileiro".

Em julho de 1999, antes de completar seus três anos, o Zaz foi o escolhido da Telefônica Interativa, empresa do grupo Telefônica, da Espanha, para iniciar suas operações de Internet na América Latina. Inicialmente, foi formada uma joint-venture com a RBS e com Marcelo Lacerda e Sérgio Pretto, a Terra Networks e, em dezembro de 1999, o Zaz virou Terra. Em outubro de 2000, nasceu a Terra Lycos, a partir da união da Terra Network S/A com a norte-americana Lycos Inc., e em 2004 o Terra vendeu o Lycos.

Terra hoje
O Terra investiu em banda larga a partir de 2000 e, hoje, detém a liderança absoluta do segmento no Brasil, com 50% do mercado. Oferece acesso banda larga por todas as tecnologias desenvolvidas:cabo, telefone, satélite, celular,wi-fi, EVDO da Vivo.

Provedor com abrangência nacional, está em mais de duas mil cidades, das quais mais de 1,2 mil com acesso em alta velocidade. São 1,7 milhão de assinantes que reconhecem a marca Terra pela alta qualidade dos produtos de acesso, conteúdo e serviços de valor adicionado e da constante busca pela inovação. Por ano, o Terra lança em média dez novos serviços, entre os quais destacam-se Conexão Segura, Fotolog, Campeonato Europeu, entre outros.

Possui o mais moderno estúdio de internet na América Latina, pioneiro, lançado em setembro de 2000, com transmissão 24 horas na TV Terra com uma média de 8 horas diárias de programação ao vivo e acervo de 100 mil vídeos e áudio. O Jornal do Terra, programa jornalístico multimídia lançado em outubro de 2002 é exibido ao vivo em três boletins diários: 11h, 15h e 17h30.

Em 2004, o diretor-geral do Terra, Fernando Madeira, foi eleito "Empreendedor do Ano de Tecnologia" pela Isto É Dinheiro; o Terra foi eleito Veículo de Comunicação - categoria Portal pela revista Propaganda e foi o único provedor de Internet a figurar na revista Exame Melhores e Maiores 2004 - pelo terceiro ano consecutivo.

Também pela terceira vez seguida é apontado como o Provedor de Internet Mais Admirado do Brasil em pesquisa da Carta Capital/InterScience e aparece no 34º lugar no ranking da Revista Info Exame das 200 maiores empresas de tecnologia do País. Em 2003, foi a empresa de Internet mais premiada do ano.
 

Redação Terra