Internet 10 anos
Em 10 anos, Internet cresceu em diversas áreas
 
Terra
Em 10 anos, a Internet se desenvolveu de forma espantosa, em todas as áreas
Em 10 anos, a Internet se desenvolveu de forma espantosa, em todas as áreas
Veja também:
Saiba mais
» Introdução
» Anos 60: a origem militar
» Anos 90: o desenvolvimento da internet no Brasil
» Anos 00: empresas virtuais, Nasdaq e a Bolha
» MP3, vídeo e cinema
» Educação na internet
» Notícias na Internet sobressaem com multimídias
» Comunidades facilitam identificação de públicos
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A Internet comercial tem 10 anos no Brasil, mas já existe há mais de 20. A rede mundial foi criada a partir de um projeto militar norte-americano. Nos anos 60, no auge da Guerra Fria, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos decidiu desenvolver uma rede de computadores que não pudesse ser destruída por bombardeios e que conseguisse ligar pontos considerados estratégicos para o país, como bases militares e centros de pesquisa e tecnologia (leia mais).

No Brasil, o surgimento da Internet deu-se no meio acadêmico. Em 1988, Oscar Sala, professor da Universidade de São Paulo (USP) e conselheiro da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp), desenvolveu a idéia de estabelecer contato com instituições de outros países para compartilhar dados por meio de uma rede de computadores. O primeiro passo havia sido dado. Foram necessários, porém, sete anos para que os ministérios das Comunicações e da Ciência e Tecnologia autorizassem o uso comercial da Internet no País (leia mais).

A comunicação via Web, rápida e barata, foi o carro-chefe para a popularização da Internet no País (leia mais). Mas a instantaneidade característica desse meio logo ganharia outros fins. Os veículos de comunicação se apropriariam dela para inaugurar no País uma nova forma de cobertura jornalística, que primava pelo imediatismo e pela agilidade. O jornalismo online logo ganharia os novos internautas, ao oferecer a eles a oportunidade de interagir das formas mais diversas com o conteúdo produzido (leia mais).

A interatividade, talvez uma das mais relevantes e exclusivas características da Internet, seria de vez constatada com o surgimento de ferramentas para compartilhamento de arquivos, publicação de conteúdo e fotos (leia mais).
 

Redação Terra