2 eventos ao vivo

Ladrões roubam caixa eletrônico com vírus de computador

O aplicativo malicioso Tyupkin é instalado fisicamente, via CD, nos caixas eletrônicos

13 out 2014
12h33
atualizado às 12h44
  • separator
  • comentários

Especialistas de segurança digital descobriram uma nova modalidade de ataques tendo como alvo diversos caixas eletrônicos ao redor do mundo: o malware Tyupkin. Os analistas do Kaspersky Lab alertaram a equipe de combate a crimes cibernéticos da Interpol, que, por sua vez, alertou bancos do mundo todo.

<p>Depois de inserida duas senhas ligadas ao malware, a máquina começa a expelir dinheiro, laranjas recolhem a quantia e fogem</p>
Depois de inserida duas senhas ligadas ao malware, a máquina começa a expelir dinheiro, laranjas recolhem a quantia e fogem
Foto: Thinkstock

O aplicativo malicioso é instalado fisicamente, via CD, nos caixas eletrônicos. Após a instalação e reinicialização do terminal, o caixa já está infectado e o vírus fica rodando infinitamente até que alguém o ative.

Os hackers atuam aos domingos e segundas-feiras à noite. Sem inserir um cartão sequer, os criminosos digitam a combinação no teclado do caixa eletrônico para fazer a ligação com o Tyupkin e obter mais instruções. Uma segunda senha é digitada, depois de inserida, a máquina começa a "jorrar" dinheiro, “laranjas” recolhem a quantia e fogem.

Esses laranjas são instruídos por telefone pela quadrilha, conforme aponta um vídeo recuperado pela Interpol.

De acordo com a Kaspersky, essa falha já foi encontrada em unidades da América Latina, Europa e Ásia.

Vale ressaltar que a falha não afeta clientes dos bancos, apenas as instituições financeiras.

Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste! Quiz: você é um internauta seguro? Faça o teste!

Fonte: Terra
  • separator
  • comentários
publicidade