1 evento ao vivo

Maior aeronave do mundo é apresentada em hangar na Grã-Bretanha

28 fev 2014
17h11
atualizado às 20h07
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A maior aeronave do mundo, a Airlander, foi apresentada nesta sexta-feira na Grã-Bretanha.Ela tem 92 metros de extensão, 18 a mais que os maiores aviões comerciais, o Airbus A380 e o Boeing 747-8, e nove a mais que o avião de carga Antonov An-225, até então a aeronave mais comprida já construída.

À primeira vista, é possível confundir a Airlander com um imenso dirigível, por seu balão inflado a gás e a cápsula logo abaixo. Mas sua forma aerodinâmica única, que parece uma série de charutos colados uns aos outros, permite gerar sustentação como faz a asa de um avião.

A forma é importanto, pois assim os designers puderam fazer uma máquina mais pesada que o ar, o que elimina a necessidade de uma grande equipe mantê-la no solo por meio de cordas quando ela pousa. A aeronave pode ser aterrissada por controle remoto, sem qualquer pessoa a bordo, em terra ou na água.

Financiamento estatal
A Airlander custa 60 milhões de libras (o equivalente a R$ 240 milhões). Sua fabricante, a Hybrid Air Vehicles (HAV), recebeu 2,5 milhões de libras (R$ 9,75 milhões) em financiamento do governo britânico para desenvolver a tecnologia e engenharia da aeronave.

"Estamos colocando 2 bilhões de libras na pesquisa e desenvolvimento numa nova geração de aviões mais silenciosos, eficientes energeticamente e que têm menor impacto no meio ambiente", diz o secretário de negócios da Grã-Bretanha, Vince Cable. "Isso inclui o apoio a projetos como essa inovadora aeronave de carbono da HAV, uma pequena empresa britânica que tem potencial para liderar essa área no mundo."

Amazônia

Um dos maiores investidores do projeto é Bruce Dickinson, vocalista da banda Iron Maiden, piloto de aviões e empresário. "Esse projeto muda as regras do jogo em relação ao que é possível colocar no ar", diz ele. Dickinson planeja comercializar a aeronave.

Segundo ele, o impacto ambiental da Airlander é 70% menor do que o de um avião de carga, ela não requer uma pista de decolagem e pode ser pilotada por duas pessoas.Também carrega 50 toneladas de material a qualquer parte no mundo, 50 vezes mais do que um helicóptero.

Ele quer divulgá-la com o tipo de viagem que o magnata Richard Branson, do conglomerado Virgin, faria: duas voltas ao redor do mundo sem paradas. "Sobrevoaremos a Amazônia e algumas das maiores cidades do mundo a apenas 20 metros de altura e exibiremos tudo pela internet", diz Dickinson.

Hangares históricos
É necessário estar no maior hangar da Grã-Bretanha para ver a maior aeronave do mundo. O hangar Cardington número um, em Bedfordshire, foi construído há cem anos e domina o horizonte da região junto com seu vizinho, o hangar Cardington número dois. Nele, durante os anos 1920, foi construído o trágico dirigível R101.

O gigante era duas vezes mais comprido que a Airlander, tinha um salão de jantar e era considerado o futuro da aviação, até o momento que foi devorado por um incêndio depois de cair na França em 1930, matando 48 das 54 pessoas a bordo.

A tecnologia percorreu um longo caminho desde então. O Airlander é inflado com hélio inerte em vez de hidrogênio explosivo. A aeronave voltou a ser desenvolvida no Reino Unido depois que os recursos do exército americano para o projeto se esgotaram.

Plano de voo
O exército americano havia comprado a aeronave há alguns anos e a usou para vigilância - ela pode ficar parada no mesmo lugar por até 21 dias de cada vez e é capaz de voar mesmo com vários furos em seu balão.

Quando o orçamento do departamento de Defesa americano foi reduzido, os britânicos a compraram de volta, e agora planejam seu primeiro voo no Reino Unido ainda para este ano.

 

 

Veja também:

Veja como funciona a Bixby, assistente de voz da Samsung
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade