MercadoPago lança opção para pagamento em lojas físicas
Em 2013, foram registradas 31,5 milhões de transações no MercadoPago em um movimento de cerca de US$ 2,5 bilhões em todos os países em que a companhia opera
O Mercado Pago anunciou três novas iniciativas para soluções em pagamento móveis, dentre elas, a estreia da empresa no mercado offline (lojas físicas), com a ferramenta para leitura e pagamento de cartões de crédito por meio de dispositivos móveis (tablets e celulares).
Também foram lançadas uma tela para pagamentos de aplicativos (SDK) e a carteira digital do Mercado Pago.
Leitor de cartões
O dispositivo funciona ao ser inserido em um tablet ou celular pela entrada de áudio (fone de ouvido). Produzido pela Verifone, o gadget teria como foco os comerciantes de micro e pequenas empresas – nicho do Mercado Pago.
“É o que vai mover a agulha do nosso crescimento para o futuro”, afirmou o diretor do Mercado Pago no Brasil, Marcelo Coelho. “Profissionais liberais, pequenos e médios empreendedores podem utilizar essas soluções de forma rápida e segura”.
Aceitando cartões de tarja magnética ou de chip, essa modalidade está sendo utilizada em modo beta, com algumas lojas testando. Como a Lojauto.com, que possui loja online e física de autopeças no Shopping Aricanduva, na zona leste de São Paulo.
Nesta modalidade, o Mercado Pago cobra 4,99% de cada transação, que pode ser parcelada em até 12 vezes.
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Carteira digital
Outra novidade apresentada pela empresa é a carteira digital (wallet) que permitirá aos usuários transferir dinheiro para outras pessoas por meio de um aplicativo para iOS e Android. É uma opção para pequenos empresários aceitarem transferência por meio de cartão de crédito.
Vale ressaltar que, nessas modalidades, os dois lados (consumidor e empresário, ou consumidor e consumidor) devem ter o app instalado em seus dispositivos móveis. A aplicação é gratuita, assim como sua transferência de dinheiro de usuário para usuário. No entanto, para envio em contas bancárias, uma taxa de R$ 3 será cobrada.
De acordo com Coelho, a ideia deste aplicativo é que pessoa deixe o dinheiro dentro do app, como se fosse uma carteira. Assim, vai deixando de usar, aos poucos, dinheiro, cartão e cheque. Ele ainda ressalta que o app do Mercado não tem “limite de horas e custos para transferência”, ao contrário dos já existentes no banco.
Aplicativo
O Mercado Pago também lançou a tela de pagamentos que permite a qualquer aplicativo adicionar o facilitador Mercado Pago como solução de pagamento – algo como um kit de desenvolvedor in-App , ou como a empresa chama SDK-in-App.
Este código-fonte, criado para a tela de pagamento, é livre. As empresas Easy Táxi e Ubook aderiram ao programa. O app de corridas de táxis terá a opção do Mercado Pago a partir do dia 25 de novembro para Android e até o fim de novembro para iOS. Já o outro app, de streaming de audiobooks, já está disponível.
Em 2013, foram registradas 31,5 milhões de transações no MercadoPago em um movimento de cerca de US$ 2,5 bilhões em todos os países em que a companhia opera - Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela.
Concorrência com Apple e PayPal
Embora sejam novidades no Mercado Pago, os produtos não são necessariamente novidades. Empresas como Santander, Cielo e iZettle já tem aparelhos de pagamento móveis por cartão no mercado. Além disso, a carteira eletrônica já é usada pela Apple em seu sistema Apple Pay e pelo Pay Pal.
Questionado sobre a concorrência, Marcelo Coelho disse que sua empresa é a primeira do Brasil a arriscar em uma plataforma para o público brasileiro.
“Ninguém tem o SDK in-app. O nosso segundo produto, a carteira eletrônica, ninguém lançou no Brasil. É um setor que todo mundo tem interesse. Mas ninguém lança”, afirma o executivo.