PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mulheres não devem pedir aumento, diz CEO da Microsoft

Comentário não foi bem aceito pela comunidade de tecnologia que tenta aumentar a diversidade nas empresas

10 out 2014 - 09h24
(atualizado às 10h08)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>As mulheres não devem pedir aumento aos seus chefes, pois seriam reconhecidas por seu trabalho em um longo período, disse Satya Nadella</p>
As mulheres não devem pedir aumento aos seus chefes, pois seriam reconhecidas por seu trabalho em um longo período, disse Satya Nadella
Foto: Robert Galbraith / Reuters

O presidente-executivo da Microsoft, Satya Nadella, causou a ira de grupos feministas no mundo todo ao dizer que as mulheres não devem pedir aumento de salário. Para ele, a questão não seria o aumento, mas, sim, ter fé que o sistema dará o salário pedido com o tempo.

O executivo estava respondendo a uma questão sobre como as mulheres devem pedir  aumento salarial. Ele ainda completou:

“Isto, eu acho, pode ser um dos grandes ‘superpoderes’ adicionais que, sinceramente, mulheres que não pedem aumento, tem. Pois, isto é um ’bom carma’. Vai voltar (para você), pois alguém vai saber que este tipo de pessoa que eu quero que seja confiável. Este é o tipo de pessoa que quero dar mais responsabilidade. E em um longo período eficiente, as coisas vão se acertar”.

O comentário de Nadella não foi bem aceito pela audiência da Conferência Grace Hopper, destinada a mulheres do setor de tecnologia. 

A moderadora do debate, Maria Klawe, uma das principais vozes a favor das mulheres na indústria de tecnologia da informação disse, de forma cordial, que essa “era uma das muitas coisas que ela discordava dele”.

Ela relatou seu próprio desconforto ao aceitar sua posição atual, como reitora da Universidade de Princeton do curso de engenharia. Maria só pode acertar seu salário após confirmar o interesse – como resultado ela recebeu US$ 50 mil do que deveria, quando comparado com outros reitores.

Nadella recebeu diversas críticas no Twitter pelos comentários em sua palestra.

Mais tarde, em seu perfil no Twitter, Satya Nadella disse que sua fala na conferência não foi interpretada corretamente, e sim desarticulada. “Nosso setor deve fechar disparidades salariais entre homens assim um aumento não é necessário por causa de um preconceito”, disse o executivo.

Em outro tuíte, Nadella publicou um link com uma carta aberta de seu e-mail endereçado aos funcionários da Microsoft. Nela, o CEO da companhia fundada por Bill Gates, concorda com o ponto de Maria Klawe e diz: “Se você acha que merece um aumento, você deve pedir”. Mas, em nenhum momento ele pede desculpas pelo comentário.

As falas de Satya Nadella vem em um momento crítico para a indústria da tecnologia da informação, com as empresas tentando aumentar a diversidade em suas empresas. Na semana, a Microsoft divulgou seu relatório de diversidade e revelou que 29% de seu quadro de colaboradores é composto por mulheres.

O número é similar a outras empresas do Vale do Silício como Google, Twitter e Yahoo, apresentadas também em 2014. 

Saiba quem são os bilionários da tecnologia Saiba quem são os bilionários da tecnologia

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade