Apple faz novo apelo judicial para que Galaxy Nexus seja banido
21 ago2012 - 14h04
(atualizado às 14h06)
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Em um caso judicial diferente do corrente julgamento de patentes entre Apple e Samsung, a fabricante do iPhone pede que o dispositivo Galaxy Nexus, de sua concorrente sul-coreana, seja banido dos Estados Unidos por copiar caracteríticas chave de seu smartphone. Segundo o CNET, o caso aborda recursos de software e pode puxar o Google para a disputa.
O argumento é uma repetição de pontos já abordados inicialmente em um confronto anterior entre Samsung e Apple, no qual a norte-americana obteve sucesso. Porém, a Samsung recorreu da decisão, e as duas empresas estão de volta ao tribunal, dando continuidade à mesma briga.
No centro deste caso está uma patente que envolve um recurso de busca unificada, que pode ser usado tanto para localizar dados no dispositivo, como contatos, quanto informações via internet. Segundo a Apple, a funcionalidade é a chave de seu assistente de voz Siri, que fornece respostas a partir de uma variedade de fontes.
O advogado da Apple Mark Perry ainda diz que o Galaxy Nexus foi uma tentativa da Samsung de roubar mercado usando um produto copiado. Já o advogado da Samsung John Quinn alega que as vendas do Galaxy Nexus foram menores que a do iPhone e não teriam atingido a Apple.
Enquanto ambos os lados já começam a preparar argumentos para apresentar em tribunal, de acordo com a Bloomberg um julgamento não tem previsão de início antes de março de 2014.
Desenho feito pela artista Vicki Behringer retrata momento em que Charles Verhoeven (D), advogado da Samsung, apresenta defesa contra as acusações da Apple por quebra de patentes no tribunal de San José, na Califórnia. A companhia sul-coreana afirmou que já estava indo na direção do design do iPhone antes do produto ser lançado, em 2007. "Ser inspirado por um produto se chama competição, não cópia", disseram os advogados
Foto: Reuters
Em sua declaração inicial na corte, a Samsung foi acusada de buscar inspiração nos produtos da Apple ao invés de inovar por conta própria. O advogado da Apple Harold McIlhenny (C) defendeu que a empresa fez uma aposta arriscada que deu certo ao desenvolver o iPhone
Foto: Reuters
Documentos apresentados ao júri mostram que a Samsung afirmou, em uma análise interna, que competir com o iPhone seria inevitável, e que o hardware do aparelho era "fácil de copiar"
Foto: Reuters
O designer industrial Christopher Stringer (D) foi a primeira testemunha da Apple a depôr, depois das considerações iniciais do advogado Harold McElhinny (E). O funcionário está há 17 anos na Apple e contou como nasce um produto na empresa. "Nosso trabalho é imaginar produtos que não existem e orientar o processo que os leva à vida", afirmou. "Fomos roubados", disse durante o depoimento, se referindo ao design do iPhone
Foto: Reuters
Com um celular em mãos, o advogado da Apple Bill Lee (D) admitiu que a Samsung poderia ter inovado e, até mesmo, superado a Apple no mercado por mérito próprio, mas preferiu copiar o design e a interface do iPhone porque não era capaz de competir no mercado de smartphones com os aparelhos que possuía
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Foto: Terra
Bill Lee (E), advogado da Apple, questiona o diretor de estratégia da Samsung, Justin Denison, durante o julgamento em San José
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O diretor de softwares da Apple, Scott Forstall (D), foi uma das testemunhas a depôr no julgamento. No desenho, ele é questionado pelo advogado Harold McElhinny
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Kevin Johnson, advogado da Samsung, questiona o diretor de software da Apple, Scott Forstall (D), em desenho divulgado na sexta-feira. A Apple pediu à Justiça dos Estados Unidos para punir a Samsung Electronics por infringir patentes de telefones celulares
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O vice-presidente de marketing da Apple, Phil Schiller (D), disse que ficou impressionado com a aparência do Galaxy S, smartphone da Samsung lançado em 2010, em sua semelhança com produtos como o iPhone
Foto: Reuters
Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, revelou detalhes sobre o quanto a Apple gasta em publicidade e marketing. Em 2008, foram US$ 97,5 milhões em publicidade apenas para o iPhone. No ano seguinte, US$ 149,6 milhões e, em 2010, US$ 173,3 milhões - com um custo adicional de US$ 149,5 milhões só para promover o iPad
Foto: Reuters
Advogado da Apple, Harold McElhinny (E), acusa Samsung por quebra de patentes no tribunal de San José, na Califórnia. A Apple pede na Justiça uma reparação de mais de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung se tornou líder no mercado de smartphones copiando o design, as funcionalidades e a aparência geral dos seus produtos