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Apple mira nos mercados emergentes com o iPhone popular

31 ago 2013 - 10h36
(atualizado às 10h37)
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Fotos mostram aparelho que mantém design semelhante ao do iPhone 5S
Fotos mostram aparelho que mantém design semelhante ao do iPhone 5S
Foto: ASCII / Reprodução
No próximo dia 10 de setembro, o CEO da Apple, Tim Cook, deverá apresentar muito mais do que um novo iPhone na cor dourada, grafite ou champagne, que tenha arquitetura 64 bits e leitor de impressão digital. O anúncio mais aguardado será o do, segundo os boatos, iPhone 5C, o smartphone "popular" da Apple.

Pois, desde que o Android, sistema operacional do Google, passou a ocupar a grande maioria dos smartphones, a Apple vem perdendo participação de mercado. Muitos se questionam se isso é importante, já que a Apple ainda retém a maior fatia dos lucros do setor.

A empresa parece ter decidido que importa. Neste ano, está pensando diferente.

"É a maior reformulação da linha do iPhone em muito tempo", disse Wayne Lam, analista do IHS.

Dentro desta reformulação, o Financial Times levantou cinco sugestões do que a letra C representa.

Custo: o iPhone sempre foi um produto premium. Porém, Tim Cook admite que um modelo popular é necessário. Ele está de olho nos mercados emergentes.

Cores: a Apple sempre prezou pela sobriedade em relação as cores. Mas o iPhone vem sendo sempre monocromático, primeiro preto e depois com uma versão branca. Vazamentos sugerem que o iPhone 5C terá revestimentos plásticos vermelhos, azuis ou amarelos.

O fator cool: sobre oferecer um iPhone mais barato, os analistas dizem que a Apple não vai querer comprometer sua imagem como empresa cool. O iPhone 5C deve concorrer com aparelhos de preço médio.

É uma busca de um equilíbrio difícil pela Apple: cobrar o bastante para manter a imagem de produto exclusivo, mas vender o iPhone 5C por preço baixo o bastante para elevar sua fatia de mercado.

Cook (Tim) : achar o equilíbrio é a tarefa mais complicada para a liderança de Cook, até o momento. "Isso mostra de que forma a Apple está se adaptando ao mercado", diz Lam. "Durante muito tempo, eles ditaram o gosto. Agora que o mercado amadureceu, a Apple precisa se adaptar."

China: O maior mercado mundial de smartphones é também um dos mais competitivos e conta com imensa oferta de aparelhos Android baratos. A marca perdeu mercado na China para concorrentes locais como Xiaomi e Lenovo. 

As informações são do Financial Times.

Fonte: Terra
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