Apple não cumpre projeções devido à baixa em vendas do iPhone
26 jul2012 - 11h26
(atualizado às 12h29)
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O maior sucesso da Apple tornou-se o maior fator de risco para a empresa.
O iPhone revolucionou o setor de smartphones, propelindo a expansão da Apple na Europa e China e, depois de apenas meia década, responde por cerca de metade dos US$ 100 bilhões anuais que a empresa fatura.
Mas a mais valiosa empresa mundial de tecnologia - que superou as projeções de Wall Street durante quase toda a recessão - começa a perder sua aura de invencibilidade.
A Apple ficou abaixo das projeções de Wall Street por duas vezes em menos de um ano. O presidente-executivo, Tim Cook, agora talvez tenha de se preocupar mais com os ciclos econômicos e de lançamento de produtos e com os caprichos de consumidores.
Os números anunciados na terça-feira também mostraram o impacto da desaceleração na Europa sobre as vendas, algo que não teria afetado a Apple alguns anos atrás, quando a companhia era menor e estava menos exposta.
"A Apple está um pouco mais vulnerável", disse Giri Cherukiri, diretor de operações da OakBrook Investments. "Eles apresentam pontos vulneráveis, agora".
E o motivo dessa vulnerabilidade é o sucesso e o tamanho da empresa.
"Quando eram menores, conseguiam passar por cima de tudo", disse Shaw Wu, analista da Sterne Agee. "Agora, sua presença é tão grande que isso se tornou mais difícil".
A mudança de sentimentos tornou-se evidente na conversa de Cook com investidores depois do anúncio de que a empresa não havia cumprido as projeções de Wall Street para seu terceiro trimestre fiscal, na terça-feira.
Cook avaliou como a economia global - particularmente na Itália, França, Grécia e China - afetou as vendas do iPhone. Esses comentários destoaram de afirmações suas feitas em 2009, de que a Apple deixava "as projeções e comentários econômicos aos economistas".
Na terça-feira, entretanto, ele se estendeu mais em suas considerações sobre o ambiente de negócios.
"Estamos certamente vendo desaceleração de negócios naquela área", ele declarou sobre a Europa Ocidental. "Felizmente, Estados Unidos e China... não estamos vendo coisa alguma nesses lugares que vejamos como problema econômico óbvio".
iPhone/
O smartphone que registra imensas vendas e confere brilho especial à marca Apple é um produto altamente cíclico. Os compradores aparecem em hordas sempre que uma nova versão é lançada, formando filas nas lojas desde a madrugada e arrematando todo o estoque disponível.
Essa popularidade reforça as especulações quanto ao aparelho a cada ano, já que mais de 100 milhões de compradores precisam decidir anualmente quando partirão para o novo modelo, se compram já ou esperam por uma nova geração do aparelho, com preço igual mas recursos ampliados.
As datas mais previsíveis de lançamento também significam que os compradores sabem mais sobre ciclos de produtos e cronogramas de lançamento, apesar dos esforços da Apple para manter segredo.
"Quando você depende tanto de um único aparelho, seu ciclo de vida terá impacto muito maior sobre os resultados", disse Michael Holt, analista da Morningstar.
Há exatos cinco anos, a Apple colocou nas lojas a primeira geração do iPhone, aparelho que revolucionou o mercado de celulares. Segundo uma recente pesquisa da Strategy Analytics, a companhia já vendeu 250 milhões de unidades nesses cinco anos. A chegada de um novo iPhone é precedida de longas filas, e o primeiro cliente a comprar o primeiro aparelho vira notícia. Mas por que isso acontece? Veja na galeria o que cada uma das gerações do iPhone trouxe de novo para o mercado
Foto: Getty Images
iPhone - 2007 - Steve Jobs apresentou o aparelho que integrava o tocador de música iPod com telefone na abertura da Macworld em 9 de janeiro de 2007. As vendas começaram em 29 de junho daquele ano
Foto: Wikimedia Commons / Divulgação
iPhone - 2007 - O primeiro iPhone podia acessar a internet por Wi-Fi ou pela rede EDGE, uma tecnologia de internet móvel intermediária entre o 2G e o 3G
Foto: Wikimedia Commons / Divulgação
iPhone 3G - 2008 - O destaque da chegada da segunda geração de telefones inteligentes da Apple ficou por conta da velocidade de conexão à internet, já que abandonou a rede EDGE para se conectar à web por meio da terceira geração de internet móvel
Foto: Wikimedia Commons / Divulgação
iPhone 3G - 2008 - O novo aparelho se mostrou mais fino e mais leve, cerca de 1,2 cm de espessura e 133 g. Junto com o iPhone 3G, a Apple anunciou também a App Store, loja de aplicativos que tinha somente 500 programas na data do lançamento
Foto: Wikimedia Commons / Divulgação
iPhone 3GS - 2009 - Versão mais antiga do iPhone que segue nas lojas hoje em dia, a terceira geração do aparelho chegou ao mercado em 2009 com um "S" no nome que significava "Speed", ou "velocidade". O aparelho chegou cumprindo a promessa de ser 2,1 vezes mais rápido ao enviar mensagens e 2,9 vezes mais veloz ao abrir páginas web
Foto: Divulgação
iPhone 3GS - 2009 - Outra melhoria foi o controle de voz, que permitia fazer ligações ou tocar músicas parecidas com a que o usuário estava cantando, por exemplo. O iPhone 3GS ganhou também câmera de 3 MP com gravação de vídeo
Foto: Divulgação
iPhone 4 - 2010 - O iPhone 4 trouxe um novo desenho com acabamento em aço inoxidável e a tela em vidro, medindo apenas 9,3 mm de espessura (24% a menos que o iPhone 3GS). Essa foi a primeira grande mudança de design do iPhone, que ganhou acabamento mais quadrado no lugar das bordas arredondadas
Foto: Divulgação
iPhone 4 - 2010 - A câmera traseira da quarta geração mostrou algo inédito para o iPhone: um flash LED integrado, além de 5 megapixels de resolução, com zoom digital de 5x e capacidade de gravar vídeos em alta definição (720p). A tela "retina display", que agora equipa iPads e MacBooks, também chegou nessa versão
Foto: Divulgação
iPhone 4S - 2011 - A mais recente versão do aparelho conta com o processador A5, o mesmo do iPad 2. A CPU dual-core e gráficos dual-core deixaram os gráficos sete vezes mais rápidos que a versão anterior
Foto: Divulgação
iPhone 4S - 2011 - A câmera de 8 megapixels e que pode ser aberta diretamente da tela de bloqueio, é outro destaque do novo aparelho, com resolução de 3264x2448 e mais rápida. Os vídeos, que tinham qualidade HD com resolução de 720 pontos na versão 4, ganharam resolução de 1.080 pontos no 4S. Foi aqui que apareceu o Siri, assistente pessoal de voz da Apple
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