0

Autores ingleses querem campanha contra pirataria de livros

10 mar 2011
14h20
atualizado às 14h45
  • separator
  • comentários

Alguns autores ingleses de livros pediram para que seja lançada uma campanha contra a pirataria de livros. Eles se referem a obras digitalizadas baixadas pelo torrent. O autor britânico de romances policiais David Hewson, por exemplo, quer o slogan: "Pessoas que amam livros não roubam livros". As informações são do jornal The Guardian .

David Hewson teve a própria obra disponibilizada por torrent na primeira semana de lançamento do livro
David Hewson teve a própria obra disponibilizada por torrent na primeira semana de lançamento do livro
Foto: Divulgação

O mais recente livro de Hewson, The Fallen Angel , é uma das mais baixadas obras digitais no Torrent. O lançamento foi em fevereiro, e em menos de uma semana, o livro já estava disponível para download.

O agente literário do autor britânico, Carole Blake, diz que todos dias sem falhar o Google manda alertas de novas edições pirateadas de Hewson. "É uma guerra de muitos fronts", afirmou Blake.

O romacista Chris Cleave é outro artista que se junta ao coro de Hewson. Ele diz que entende quem baixa as músicas, mas acredita que com uma campanha a pirataria diminuiria significativamente. "Eu não os culpo. Mas também não sou rock star que pode viver com o merchandising ou o meu rosto em camisetas", reclamou Cleave.

Já Hewson manifestou inconformidade contra quem administra sites torrent, que ganham em cima de seu livro. "Sou eu que gasto a vida inteira pra fazer um livro, não eles. Eles também não são Robin Hood, que tira dos ricos e dá para os pobres. São ofensivos", concluiu o autor.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade