1 evento ao vivo

Autores ingleses querem campanha contra pirataria de livros

10 mar 2011
14h20
atualizado às 14h45

Alguns autores ingleses de livros pediram para que seja lançada uma campanha contra a pirataria de livros. Eles se referem a obras digitalizadas baixadas pelo torrent. O autor britânico de romances policiais David Hewson, por exemplo, quer o slogan: "Pessoas que amam livros não roubam livros". As informações são do jornal The Guardian .

David Hewson teve a própria obra disponibilizada por torrent na primeira semana de lançamento do livro
David Hewson teve a própria obra disponibilizada por torrent na primeira semana de lançamento do livro
Foto: Divulgação

O mais recente livro de Hewson, The Fallen Angel , é uma das mais baixadas obras digitais no Torrent. O lançamento foi em fevereiro, e em menos de uma semana, o livro já estava disponível para download.

O agente literário do autor britânico, Carole Blake, diz que todos dias sem falhar o Google manda alertas de novas edições pirateadas de Hewson. "É uma guerra de muitos fronts", afirmou Blake.

O romacista Chris Cleave é outro artista que se junta ao coro de Hewson. Ele diz que entende quem baixa as músicas, mas acredita que com uma campanha a pirataria diminuiria significativamente. "Eu não os culpo. Mas também não sou rock star que pode viver com o merchandising ou o meu rosto em camisetas", reclamou Cleave.

Já Hewson manifestou inconformidade contra quem administra sites torrent, que ganham em cima de seu livro. "Sou eu que gasto a vida inteira pra fazer um livro, não eles. Eles também não são Robin Hood, que tira dos ricos e dá para os pobres. São ofensivos", concluiu o autor.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade