PUBLICIDADE

Cotado como próximo CEO, criador do Windows 8 deixa Microsoft

13 nov 2012 - 06h17
(atualizado às 07h39)
Compartilhar

A Microsoft anunciou na noite de segunda-feira a saída da empresa de Steven Sinofsky, que supervisionou a criação do Windows 8, lançado no fim de outubro. Segundo analistas, o nome de Sinofsky nome mais cotado para substituir Steve Ballmer, atual CEO, no mais alto cargo da gigante do software no futuro.

No lançamento do tablet da Microsoft, o então presidente da divisão de Windows mostra um skate que consiste em um Surface com rodinhas
No lançamento do tablet da Microsoft, o então presidente da divisão de Windows mostra um skate que consiste em um Surface com rodinhas
Foto: Reuters

Presidente do Windows e do Windows Live, Sinofsky será substituído por Julie Larson-Green, que também trabalhou na criação do sistema operacional. A empresa não informou a data nem os motivos da saída de Sinofsky, mas destacou em um comunicado que as mudanças pretendem promover o lançamento de "uma nova geração de produtos".

Citado no comunicado, o diretor geral da Microsoft, Steve Ballmer, elogiou o trabalho de Sinofsky na empresa. Ele disse que os últimos produtos Windows "marcam o início de uma nova era" para o grupo.

Sinofsky foi um dos principais apresentadores no Windows 8 e do tablet Surface durante o lançamento em Nova York. Ele agradeceu o "profissionalismo e a generosidade" dos colegas e da Microsoft, que chamou de "empresa fantástica".

Steven Sinofsky
Nascido em Nova York e criado na Flórida, Sinofsky se formou na Universidade de Cornell e obteve seu mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Massachusetts em 1989. Logo depois, ingressou na Microsoft, aos 23 anos. Poucos anos depois ele conquistou a confiança de Bill Gates, quando foi escolhido para ser um de seus assistentes técnicos. Em 1994, ele observou a importância que a internet estava tomando durante uma visita à Universidade de Cornell, e avisou à Microsoft.

Esse aviso motivou, em 1995, o famoso memorando de Bill Gates intitulado "The Internet Tidal Wave", que alertava os funcionários sobre as mudanças que estariam vindo pela frente a fazendo previsões para os próximos anos. A partir daí, a Microsoft começou a construir conexões de internet em todos os seus produtos e abriu caminho para que o Internet Explorer fosse instalado nativamente no Windows.

Além disso, ao assumir a liderança no desenvolvimento do pacote Office, Sinofsky se mostrou indispensável pela capacidade de entregar produtos dentro do tempo. Ele foi responsável por liderar a equipe que criou produtos importantes como Microsoft Office 2007, Microsoft Office 2003, Microsoft Office XP e Microsoft Office 2000.

Em 2009, foi o principal responsável pelo lançamento do Windows 7. Ele havia conseguido corrigir os bugs do criticado Windows Vista e criar um sistema operacional bem recebido. Isso fez com que ele fosse alçado ao cargo de presidente da Divisão Windows e Windows Live na Microsoft pelo CEO da companhia, Steve Ballmer.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade