PUBLICIDADE

Demissões na Motorola chegam ao Brasil; 220 são atingidos

16 ago 2012 - 15h08
(atualizado às 16h04)
Compartilhar
Guilherme Justino

As demissões que o Google está promovendo na Motorola Mobility, adquirida em agosto do ano passado, atingirão trabalhadores no Brasil. Em Jaguariúna (SP), 220 funcionários da única fábrica da Motorola no país serão afetados. O número corresponde a 8% do total de empregados na unidade. Em todo o mundo, cerca de 4 mil trabalhadores devem ser demitidos em fábricas e escritórios da companhia.

Funcionários da Motorola em Jaguariúna estão entre os 4 mil afetados por demissões em todo o mundo
Funcionários da Motorola em Jaguariúna estão entre os 4 mil afetados por demissões em todo o mundo
Foto: Bruno Felisbino / Divulgação

A informação foi dada pelo Google ao Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna e Região (SindMetal) na segunda-feira. O acordo foi assinado durante a manhã e as demissões podem começar a partir desta quinta-feira. Representantes do sindicato informaram ao Terra que tentaram negociar um plano de demissão voluntária com o porta-voz da empresa em reunião realizada ontem, porém os termos não foram totalmente aceitos.

"Eles informaram que receberam ordem da sede nos Estados Unidos e que nada poderia ser feito. Conseguimos negociar um pacote de benefícios para minimizar os prejuízos causados pela rescisão sem justa causa", disse Bruno Felisbino, do SindMetal.

O acordo é válido por um mês, a contar desta quinta-feira. Depois desse período, o Google se comprometeu a negociar eventuais novas demissões, segundo o sindicato. O setor administrativo é o principal atingido, mas supervisores e engenheiros também estão entre os afetados - e o futuro dos outros 2,5 mil cargos ainda é incerto, dependendo dos resultados da companhia.

A Motorola informou em um comunicado que "o Brasil continua a ser um importante mercado", e afirmou que "essas mudanças serão difíceis para os funcionários afetados. A Motorola se compromete a ajudá-los durante esse momento difícil de transição, oferecendo um pacote de indenizações, além de serviços de recolocação profissional". O Google no Brasil não vai se manifestar sobre as demissões.

Compra da Motorola
O Google anunciou na segunda-feira que iria cortar 20% da equipe em todo o mundo e fechar cerca de um terço dos 94 escritórios que mantém em diversos países. A maior parte - cerca de 70% - das 4 mil demissões ocorrerá fora dos Estados Unidos.

A restruturação ocorre um ano após a aquisição da companhia pelo Google - um negócio concluído em maio deste ano - e significa um recuo estratégico no mercado global. A Motorola deixará de competir em mercados considerados não rentáveis e passará a se concentrar em apenas alguns aparelhos mais avançados e lucrativos, em vez de seus 27 atualmente à venda.

O domínio da Motorola no segmento de telefones celulares retrocedeu com a popularização dos smartphones, especialmente após o lançamento do iPhone, da Apple. A compra da empresa pelo Google foi oficializada em maio deste ano pelo valor de US$ 12,5 bilhões.

A única fábrica da Motorola no Brasil fica localizada em Jaguariúna, cidade a 123 km de São Paulo; a companhia também possui um escritório em São Paulo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade