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Empresas têm que criar conteúdo na web, diz diretora do Google

30 mar 2011 - 17h51
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Daniel Pavani
Direto de São Paulo

"A propaganda tradicional não funciona mais, é preciso criar conteúdo", afirma a diretora do departamento de Estratégia de Mídia Digital do Google, Eileen Naughton, durante o Think Infinite, evento que fala sobre inovações tendências do mercado tecnológico e acontece em São Paulo nesta quarta-feira. A executiva fala sobre a propaganda voltada exclusivamente à internet e a forma como o Google está tratanto essa nova publicidade na palestra O apaixonante mundo do display.

Eileen diz que a meta da empresa é transformar o telespectador do YouTube em potencial consumidor das marcas anunciadas. A empresa quer aproveitar o poder do site, onde são vistos 2,5 bilhões de vídeos todos os dias. Naughton mostrou alguns casos de sucesso, como projetos com a Coca-Cola, Toyota ou Nike, que fizeram parcerias com o YouTube para canais especiais para a inclusão de vídeos de anúncios. Outros exemplos são shows de música e lançamentos de filmes e trailers.

Além disso, propagandas de sucesso aproveitaram outras ferramentas do Google, como o Maps, para mostrar o consumo da marca em determinadas regiões de um país ou do mundo. Esses canais especiais, de comando centralizado no YouTube, podem também ser linkados nas redes sociais, por exemplo, como o Orkut, o Facebook e o MySpace.

Novas tecnologias como o Google Goggles também começam a agradar os anunciantes, Com o serviço, o consumidor tira foto de um produto e realiza uma busca no Google pela imagem, sem texto. Nos Estados Unidos, as empresas já passaram a adicionar aos produtos indicadores como os QR codes, uma espécie de "código de barras" que direciona o usuário, a partir de uma foto, para um site específico. Assim, caso o consumidor queira mais informações a respeito de um produto, basta ele tirar uma foto do anúncio e ele será direcionado, pelo celular, para uma página com mais detalhes sobre ele.

Google Think Infinitive

O Google Think Infinitive é um evento corporativo do Google Brasil realizado em apenas um dia no Hotel Unique, em São Paulo, apresentado pelo professor da Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e PhD. em comunicação digital, Luli Redfahrer. O encontro reúne importantes executivos do Google e outros líderes para falar sobre as razões pelas quais os profissionais de marketing precisam repensar suas estratégias para atingir consumidores ligados em tecnologia e como as empresas podem fazer parte dessa onda de inovação. Mais informações sobre o Google Think Infinitive em http://www.thinkinfinite.com.br/.

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