Negócios e TI

publicidade
09 de abril de 2012 • 14h21 • atualizado às 19h06

Facebook compra aplicativo Instagram por US$ 1 bilhão

O Instagram aplica filtros em fotografias e virou sucesso nas redes sociais
Foto: Divulgação

O Facebook anunciou a compra do Instagram por volta de 14h desta segunda-feira, horário e Brasília. A notícia foi dada pelo próprio perfil de Mark Zuckerberg no Facebook e depois compartilhada pelo blog do aplicativo.

Segundo o site Mashable, a compra foi o resultado de um acordo de US$ 1 bilhão, combinados em dinheiro e ações, que deve ser finalizada ao final deste trimestre. Ainda segundo o site, a equipe do Instagram irá se mudar para o Facebook.

No post do Facebook, Zuckerberg afirmou que não se tratará de uma integração com o Facebook. O objetivo é fortalecer o aplicativo e fazer o Instagram evoluir de forma independente, em vez "de simplesmente tentar integrá-lo a tudo que existe dentro Facebook".

"Planejamos manter características como a opção de postar em outras redes sociais, a opção de não compartilhar suas fotos do Instagram no Facebook e a alternativa de ter seguidores e seguir as pessoas separadamente de seus amigos no Facebook", afirmou Zuckerberg. "Milhões de pessoas em todo o mundo adoram o app. Instagram e a marca associada a ele. Nosso objetivo é ajudar a divulgar este aplicativo e marca para muitas outras pessoas", escreveu.

"É importante dizer que o Instagram não vai mudar. Nós vamos trabalhar com o Facebook para evoluir o Instagram e construir a rede. Nós vamos continuar a adicionar novas funções ao produtor e encontrar novas maneiras de criar uma experiência melhor com fotos", lê-se na postagem do blog do Instagram feita pelo CEO Kevin Systrom.

Chegada ao Android
O Instagram causou comoção nas redes sociais na semana passada depois do anúncio de sua chegada para dispositivos Android. Até então apenas disponível para aparelhos da Apple, o aplicativo já havia alcançado a marca de 37 milhões de usuários. Em menos de 24 horas após sua chegada ao Android, o Instagram teve mais de 1 milhão de downloads.

A chegada ao Android também causou polêmica nas redes sociais. Muitos usuários do iPhone lamentaram a popularização do aplicativo, o que foi chamado por muitos deles de "orkutização". A discussão foi acalorada nas redes sociais, e levou à criação de Tumblrs e blogs que repercutiam e faziam piada do assunto.

Terra