PUBLICIDADE

Facebook dá dinheiro em 2012, mas tem queda no lucro

30 jan 2013 - 19h46
(atualizado em 31/1/2013 às 08h37)
Compartilhar
Exibir comentários

Apesar dos problemas com a IPO do ano passado, no fim das contas de 2012 o Facebook deu dinheiro. Com crescimento de 40% na receita, chegando a US$ 1,585 bilhão, a maior rede social do mundo registrou lucro líquido de US$ 64 milhões no quarto trimestre, ou US$ 0,03 por ação. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o resultado é menor. A empresa chegou a US$ 302 milhões, ou US$ 0,14 por ação, entre outubro e dezembro de 2011. Ainda assim, o resultado foi considerado bom por analistas.

Nova ferramenta de busca do Facebook pode gerar receita para companhia
Nova ferramenta de busca do Facebook pode gerar receita para companhia
Foto: Keith Bedford / Reuters

"Tudo foi um pouco melhor do que o esperado", disse Michael Pachter, da Wedbush Securities, à agencia AP. "Eu não vejo nada aqui que me faz querer vender o estoque", arremata. O analista da James Raymond, Aaron Kessler, disse que  "não viu nenhum sinal vermelho". "Eu acho que as expectativas podem ser até mesmo um pouco maior do que as estimativas dos analistas".

Mark Zuckerberg concorda. "Entramos em 2013 com um bom momento e vamos continuar a investir para alcançar a nossa missão de ser uma empresa mais forte, mais valiosa," disse o CEO em comunicado.

Há nove meses com anúncios em smartphones e tablets, o Facebook incrementou seus serviços de publicidade online nos últimos meses, dando mais ênfase a anúncios em dispositivos móveis, onde está o seu maior desafio.

A receita com publicidade no quarto trimestre cresceu 41% para US$ 1,33 bilhão, com dispositivos móveis representando 23% desse montante. A receita total do Facebook no quarto trimestre foi de US$ 1,585 bilhão, ante US$ 1,131 bilhão no mesmo período no ano anterior.

Enquanto isso, a base mensal de usuários do Facebook cresceu 25% em relação ao ano anterior, para 1,06 bilhão de contas, sendo que cerca de 680 milhões delas acessam o Facebook usando um dispositivo móvel.

"O crescimento do Facebook receita acelerado é um sinal positivo, mas ainda há um sentimento de que a empresa poderia fazer mais para aumentar a  receita de sua audiência móvel", disse Kessler. O analista espera que a receita de anúncios móveis do Facebook suba para 25% do total das vendas de publicidade da empresa.

"Eu acho que mais pessoas estão começando a entender a área mobile e esta é uma grande oportunidade para nós. Ela nos permite chegar a mais pessoas, termos mais envolvimento dos usuários e eu acho que nós vamos ser capazes de fazer mais dinheiro por cada minuto que as pessoas gastam com o Facebook nos dispositivos móveis", disse Zuckerberg.

Com informações das agências Reuters e AP.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade