0

Facebook é a maior vendedora individual de publicidade online

1 jul 2011
11h06
atualizado às 11h25

Embora grupos de publicidade tradicionais tenham comparecido em massa a um recente evento do setor em Cannes, a maior estrela deste ano foi uma novata: a rede social Facebook. Inexistente poucos anos atrás, a companhia se tornou a maior vendedora individual de publicidade gráfica online nos Estados Unidos, com mais de 2 bilhões de dólares em receita este ano, segundo a empresa de pesquisas eMarketer.

Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi o primeiro usuário a se cadastrar na rede
Mark Zuckerberg, criador do Facebook, foi o primeiro usuário a se cadastrar na rede
Foto: Reprodução

As vendas de anúncios explodiram nos últimos anos em grande parte por terem finalmente se dirigido a consumidores de uma forma que a mídia impressa e a televisão não conseguem. O Google e a Amazon, inicialmente, foram as pioneiras na tendência, ao analisar navegação e buscas na internet para entender as preferências dos consumidores.

Agora o Facebook trouxe um novo nível de sofisticação ao jogo: coletar dados de sua rede social sobre as preferências dos usuários assim como as de seus amigos para direcionar melhor os anúncios. O método de "anúncio social" pode ser visto em uma recente campanha da fabricante de raquetes de tênis Head. Usuários que conectam suas contas à página de Andy Murray recebem atualizações do jogador, assim como anúncios de seu patrocionador e vídeos do YouTube.

Alguns órgãos reguladores veem tal monitoramento como uma violação da privacidade, mesmo se feito anonimamente. A União Europeia, recentemente, exigiu que os internautas sejam notificados caso os sites visitados coletem informações sobre eles, provocando queixas do setor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
publicidade