0

Facebook e Google se unem contra pedidos "vagos" de patentes

10 dez 2012
13h14

Google, Facebook e outras seis empresas entraram com um pedido numa Corte de Apelações dos Estados Unidos contra a concessão de patentes por "conceitos vagos", informa o site TechCrunch.

De acordo com o site, no centro da petição está uma disputa entre o banco CLS e a empresa Alice Corp envolvendo a patente do conceito de um programa de computador para a intermediação de transações financeiras. Segundo o TechCrunch, a Alice Corp tem a patente de uma "ideia vaga", que a corte inicialmente decidiu que poderia ser usada contra o CLS.

O grupo, no entanto, discorda.

Na petição, Google, Facebook e outras empresas alegam que muitos pedidos de patentes envolvendo computadores descrevem ideias abstratas e genéricas que poderiam ser implementadas num computador ou usando a internet. "Conceder a proteção de patentes nesses casos iria frear, não promover, a inovação", diz o documento.

A proposta do grupo de empresas é que o tribunal recorra a critérios já utilizados antes para determinar se uma patente tem ou não inventividade suficiente - o que as patentes da Alice, para o grupo, não tem.

Também assinam o documento a Zynga, Dell, Intuit, Homeaway, Rackspace e Red Hat.

Fonte: Terra
publicidade