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Facebook faz mudanças para estimular publicidade na versão mobile

6 jun 2012 - 10h55
(atualizado às 11h37)
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O Facebook está abrindo caminhos para os anunciantes chegarem ao número crescente de usuários de smartphones e outros aparelhos móveis, um passo significante para aumentar o apelo da companhia em publicidade diante das preocupações dos investidores.

A empresa, que viu o crescimento se desacelerar nos últimos meses, começou a permitir aos anunciantes criarem publicidade específicas para  versões móveis nesta terça-feira
A empresa, que viu o crescimento se desacelerar nos últimos meses, começou a permitir aos anunciantes criarem publicidade específicas para versões móveis nesta terça-feira
Foto: AFP

A companhia, que viu o crescimento se desacelerar nos últimos meses, na terça-feira começou a permitir aos anunciantes criarem publicidade específicas para as versões móveis e direcionarem anúncios aos feeds de notícias.

As duas decisões representam uma mudança significativa para o Facebook, que restringia a presença dos anunciantes em certas áreas do site.

A rede social se tornou a primeira empresa norte-americana a estrear nos mercados de ações com valor de mercado superior a US$ 100 bilhões, mas a crescente preocupação quanto à incapacidade de traduzir em receita publicitária a presença crescente dos serviços nos aparelhos móveis ajudou o valor cair US$ 32 bilhões.

Pouco antes da oferta pública inicial de ações, diversos analistas rebaixaram as metas financeiras para a companhia, quando esta alertou que o faturamento poderia crescer menos devido à fuga de usuários para os aparelhos móveis.

?"Para o Facebook, é um grande problema não ter conseguido monetizar a atividade dos usuários com aparelhos móveis", disse Brian Wieser, analista do Pivotal Research Group.

As mudanças na publicidade do Facebook acontecem enquanto os investidores questionam o potencial de faturamento em longo prazo do negócio básico da companhia e a efetividade das redes sociais no marketing.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira apontou que quatro em cinco usuários do Facebook nunca tinham adquirido produtos ou serviços como resultado de publicidade ou comentários no site.

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