2 eventos ao vivo

Futurecom começa nesta segunda; veja os destaques

9 set 2011
09h48

Começa nesta segunda-feira o Futurecom, evento voltado ao alto escalão das empresas de telecomunicações e que pretende debater tendências e tecnologias para o setor. Com presença de cerca de 15 mil pessoas de mais de 40 países, o encontro inclui um congresso e a feira de negócios Business Trade Show, realizados no Transamerica Expo Center, em São Paulo, até 14 de setembro. Mais de 350 executivos participam de palestras e painéis, alocados em sete auditórios do centro de exposições.

Tendências e tecnologias de telecomunicações entram em pauta em mais de 350 apresentações em três dias
Tendências e tecnologias de telecomunicações entram em pauta em mais de 350 apresentações em três dias
Foto: Divulgação

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, está entre os convidados do evento, e palestra na seção Master de segunda-feira, a partir das 20h. O presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, e o secretário geral da União Internacional de Telecomunicações, Hamandoun Touré também estão entre os nomes da noite de abertura do congresso. A programação do evento, que inicia às 9h e vai até as 18h30 todos os dias, inclui a presença do comentarista de segurança pública Rodrigo Pimentel - ex-BOPE e um dos roteiristas da sequência Tropa de Elite -, que coordena um painel sobre a relação entre tecnologia e a segurança das cidades, às 16h de segunda-feira.

Ainda no dia 12, a partir das 10h10, Rod Beckstrom, presidente do ICANN - órgão responsável pela internet no mundo -, falará sobre as mudanças que a web sofreu desde sua criação, e exibir propostas de novas opções de gerenciamento estratégico a partir de domínios genéricos. A criação dos chamados TLDs (sufixos como .com, .net e o recém iniciado .xxx) genéricos é tema de palestra no mesmo dia, às 11h50, sob a batuta de Rodrigo de la Parra, diretor regional do ICANN.

Outros nomes importantes do mundo das telecomunicações sobem aos palcos do congresso. Representantes do setor de comunicação, como o grupo Telefônica do Brasil, assim como de fabricantes de equipamentos e tecnologias, como Motorola, Ericsson e ZTE, estão nessa lista. Companhias telefônicas como Oi e Vivo, assim como as especializadas em redes e acessórios Furukawa, CSG, BelAir e Telco, entre outras, também entram no grupo. Oracle, Huawei, Triad Systems, Siemens, IBM, Research in Motion, Genband são algumas das outras marcas que estarão presentes no evento.

Na terça-feira, Copa do Mundo e Olimpíadas são foco de painel às 16h40, com abordagem sobre as necessidades de infraestrutura no País e os desafios a serem vencidos até 2014 e 2016. A internet de alta velocidade também é destaque em palestra sobre novas soluções de fibras e cabos ópticos às 10h10, e sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) às 17h20. Na quarta-feira, as revoluções no estilo de vida e na forma de comunicação das pessoas é o tema central de uma série de apresentações, como o painel sobre as mudanças trazidas por tablets e smartphones no cotidiano.

Durante os três dias do congresso, alguns temas são abordados de diferentes perspectivas. O m-commerce, comércio baseado em acesso móvel à internet, bem como a possibilidade de venda de serviços via telefonia móvel à sociedade não bancarizada, entra na pauta ao lado de discussões sobre atendimento de demanda por informações e o convívio com volumes de dados cada vez maiores. Outro assunto que se destaca na programação é o das operadoras virtuais de celular. O uso de redes sociais por parte das empresas e as formas como o relacionamento online com os clientes pode ser explorado completam a lista dos principais assuntos desenvolvidos por palestras e painéis.

O tema, aliás, será o mote da palestra de encerramento do Futerecom 2011. O jornalista, apresentador e tuiteiro Marcelo Tas apresentará sobre as mudanças sofridas nos negócios com a expansão massivas das redes sociais na sociedade conectada.

A programação completa dos três dias do congresso, bem como da feira de negócios, está no site da Futurecom: http://www.futurecom.com.br

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade