PUBLICIDADE

Juíza dos EUA pede acordo entre Apple e Samsung antes de decisão

15 ago 2012 - 15h08
(atualizado às 19h38)
Compartilhar

Uma juíza dos Estados Unidos pediu aos presidentes-executivos da Apple e da Samsung para falarem entre si pelo menos uma vez por telefone antes que um júri comece a deliberar na próxima semana sobre a disputa de patentes entre as duas companhias.

Empresas se enfrentam em julgamento no tribunal de San José, na Califórnia
Empresas se enfrentam em julgamento no tribunal de San José, na Califórnia
Foto: Getty Images

Infográfico: Apple e Samsung se enfrentam no tribunal por patentes; entenda

"É tempo para paz", disse a juíza Lucy Koh nesta quarta-feira em uma corte federal de San Jose, Califórnia, perto da sede da Apple. As duas companhias respondem por mais da metade das vendas mundiais de telefones celulares.

A Apple acusa a Samsung de copiar o design e alguns recursos do tablet iPad e do celular iPhone e exige, além de indenização, a proibição das vendas dos produtos da rival. A companhia sul-coreana, que tenta se expandir nos Estados Unidos, acusa a concorrente de infringir várias de suas patentes, inclusive algumas sobre tecnologia de comunicação sem fio.

O julgamento nos Estados Unidos entrou na terceira semana. Antes de o júri entrar no tribunal nesta quarta-feira, Koh disse aos advogados das companhias que eles tinham conseguido ressaltar a importância dos respectivos direitos de propriedade intelectual das empresas.

Altos executivos das duas empresas participaram de uma mediação com um magistrado dos Estados Unidos antes do julgamento, mas a juíza pediu que tentem acordo novamente.

"Vejo riscos para os dois lados", afirmou a juíza.

O julgamento Apple x Samsung

Um júri formado por 10 pessoas irá decidir se alguma das empresas quebrou alguma patente da concorrente no desenvolvimento de seus produtos. O julgamento do caso no tribunal de San José, na California, é o primeiro de uma série de processos que as empresas movem contra a outra em 10 países.

A Apple pede na Justiça uma reparação de mais de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung se tornou líder no mercado de smartphones copiando o design, as funcionalidades e a aparência geral dos seus produtos. A companhia americana tenta provar ao júri que a sul-coreana quebrou nove de suas patentes no desenvolvimento de mais de 20 produtos, entre eles o smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 10.1.

Já a Samsung diz que a Apple está tentando reprimir a competição com o bloqueio da venda de seus produtos, diminuindo a escolha dos consumidores para "manter seus lucros historicamente exorbitantes". A sul-coreana alega que a Apple quebrou duas patentes essenciais para transmissão de dados 3G e outras três sobre funcionalidades dos aparelhos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade