PUBLICIDADE

Juíza proíbe Samsung de usar exemplos fictícios de tablets

3 ago 2012 - 16h02
(atualizado às 17h30)
Compartilhar

A Samsung não poderá mais usar exemplos fictícios de tablet como evidência de que o dispositivo foi uma criação surgida antes do iPad, na batalha judicial contra a Apple, que corre em corte da Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo o site The Verge, o material rejeitado pela juíza Lucy Koh inclui imagens do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço e cenas de um programa de televisão britânico, chamado Tomorrow People.

Aparelho com design semelhante ao de um tablet aparece no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968
Aparelho com design semelhante ao de um tablet aparece no filme 2001: Uma Odisseia no Espaço, de 1968
Foto: YouTube/grainycinema / Reprodução

Infográfico: Apple e Samsung se enfrentam no tribunal por patentes; entenda

Apesar de já ter usado imagens de 2001... em 2011, a empresa sul-coreana não havia divulgado que pretendia utilizar esse e outros exemplos para questionar a validade das patentes de design da Apple. O juiz Paul Grewal já tinha decidido que a Samsung não poderia mudar de ideia sobre o uso do material apresentado, porque a Apple não teria tempo hábil para preparar a resposta, e a juíza Koh concorda neste ponto.

A juíza também rejeitou o uso de provas como um design para iPhone inspirado no estilo da Sony criado em 2006 por um designer da Apple, Shin Nishibori, e um tablet projetado em 1994.

O julgamento Apple x Samsung
Um júri formado por 10 pessoas irá decidir se alguma das empresas quebrou alguma patente da concorrente no desenvolvimento de seus produtos. O julgamento do caso no tribunal de San José, na California, é o primeiro de uma série de processos que as empresas movem contra a outra em 10 países.

A Apple pede na Justiça uma reparação de mais de US$ 2,5 bilhões, alegando que a Samsung se tornou líder no mercado de smartphones copiando o design, as funcionalidades e a aparência geral dos seus produtos. A companhia americana tenta provar ao júri que a sul-coreana quebrou nove de suas patentes no desenvolvimento de mais de 20 produtos, entre eles o smartphone Galaxy S II e o tablet Galaxy Tab 10.1.

Já a Samsung diz que a Apple está tentando reprimir a competição com o bloqueio da venda de seus produtos, diminuindo a escolha dos consumidores para "manter seus lucros historicamente exorbitantes". A sul-coreana alega que a Apple quebrou duas patentes essenciais para transmissão de dados 3G e outras três sobre funcionalidades dos aparelhos.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade